[pro_ad_display_adzone id="9377"]

MT é uma das atrações da maior feira de pesca esportiva da América Latina

Fonte: Da Redação
0

Como forma de promover o turismo de pesca esportiva, Mato Grosso participa da Feira Internacional de Pesca Esportiva – Feipesca, que ocorre de 21 a 24 de setembro, em São Paulo. O evento reúne 120 marcas expositoras, e tem expectativa de receber mais de 40 mil pessoas.

Considerada a maior feira de pesca da América Latina, o evento deste ano terá entre as atrações um estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) representada pela adjunta de Turismo com uma equipe ‘in loco’ para atender ao público com material informativo, audiovisual e informações sobre os principais polos de turismo de pesca esportiva mato-grossenses. Um grupo de mais de 10 operadores turísticos também integram a comitiva para divulgar e comercializar os pacotes e passeios.

Mato Grosso é considerado um dos principais destinos para a pesca esportiva no país. Conforme o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, o estado recebe cerca de 30% dos turistas brasileiros que buscam essa prática. Dados do Governo Federal revelam que o Brasil tem 9 milhões de pescadores habituais, dos quais, 443 mil são pescadores amadores licenciados e 80% praticam a pesca embarcada. 

“Temos muito potencial para desenvolver ainda mais este segmento no nosso estado que é banhado por diversos cursos d’água propícios para a prática esportiva, além da diversidade e abundância de peixes, no entanto, o desafio é fomentar o turismo de pesca aliado às práticas sustentáveis para que os recursos sejam preservados afim de que esta modalidade seja longeva e que Mato Grosso possa expandir atraindo mais turistas”, explica.

Nigro ressalta ainda que o Brasil tem perdido muito para outros países das Américas e relembra alguns números do Governo Federal que mostram que enquanto o Brasil movimenta cerca de R$ 3 bilhões, por ano, com a pesca esportiva, os Estados Unidos, por exemplo, registram algo em torno de 44 bilhões de dólares. Além disso, estima-se que brasileiros gastam alguns milhões de reais na pesca do dourado na Argentina.

Avanço

No início deste mês, uma pesquisa do Datafolha revelou que Mato Grosso e o Pantanal Mato-grossense são os destinos de pesca favoritos dos paulistanos. Essa foi a primeira vez que a categoria "destino de pesca" fez parte da pesquisa Melhor de São Paulo Turismo 2017, divulgada pelo jornal Folha de São Paulo no dia 27 de agosto.

A pesquisa entrevistou 1.646 moradores da capital paulista, das classes A e B, que viajaram nos últimos 12 meses para outros estados e para fora do Brasil.

[pro_ad_display_adzone id="9377"]