Infra
Bic Banner

Novo programa de sinalização facilita o deslocamento pelas ruas de Cuiabá

Fonte: Cuiabá 300
0
Views:
4

O acesso aos pontos turísticos, de serviços e de indicação, como hospitais, pronto-socorro, universidades, praças, ruas e bairros está se tornando mais fácil, principalmente para quem chega de carro para conhecer Cuiabá, em especial os turistas. É que a prefeitura está implantando nas principais artérias o Programa de Orientação de Tráfego (POT), que consiste na instalação de placas de orientação.

O POT era um projeto antigo da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014) e que não chegou a ser implantado. Atualizado, está sendo agora executado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). “Um dos clamores da sociedade cuiabana é que existissem placas indicativas na cidade com o nome das principais avenidas, regiões, bairros, parques, hospitais, universidades. Enfim, informações que são importantes para a pessoa se localizar e se deslocar pela nossa Capital”, explicou o secretário Thiago França.

Até agora, 50% das 700 placas previstas já foram instaladas. A dimensão das placas varia de acordo com o tipo e a quantidade de informação. As placas menores são montadas em suportes com braços projetados; e as maiores, no modelo semipórtico projetado em um pilar com suporte treliçado.

As placas que estão sendo instaladas são as de Serviço (na cor azul – como hospitais, pronto-socorro, rodoviária, aeroporto); as Indicativas (cor verde – nome de ruas, bairros); e também as de Atrativos Turísticos (cor marrom – praças, prédios históricos, espaços de lazer). Em uma mesma placa podem ser observados os três tipos de informação. Na Avenida XV de Novembro, uma delas indica o sentido da Arena Pantanal (cor marrom), de Várzea Grande (cor verde) e do Aeroporto Marechal Rondon (cor azul).

Até agora, além das placas instaladas na XV de Novembro, também já receberam a nova sinalização as principais artérias da cidade, como as Avenidas Tenente Coronel Duarte (Av. da Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), Dante Martins de Oliveira (antiga Av. dos Trabalhadores), Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa, Beira Rio e João Gomes Sobrinho, dentre outras. Na próxima semana começa a segunda etapa com a colocação de placas nas ruas e avenidas da área central, incluindo a 13 de Junho, Mato Grosso, Presidente Marques, São Sebastião, Ipiranga, Comandante Costa e também na região da 8 de Abril.

“A ideia é fazer com que as pessoas, principalmente aquelas que vêm para Cuiabá pela primeira vez, principalmente os turistas, saibam se deslocar pela cidade direcionadas por estas placas”, observou Thiago França. Em quatro pontos da cidade também foram colocadas placas de “Bem Vindo” (para quem chega) e “Volte Sempre” (para quem está saindo de Cuiabá).

Nas entradas das pontes Júlio Muller e Sérgio Motta, que separam Cuiabá de Várzea Grande, está escrito nas placas (na cor azul) “Cuiabá – Capital do Pantanal e do Agronegócio. Volte Sempre”. A saudação está em português e também em inglês (Thanks for Visiting) e espanhol (Regresa Siempre). Do outro lado, o “Seja Bem Vindo” está escrito também em inglês (Welcome) e em espanhol (Bienvenido). Além destes dois pontos este modelo de placa também foi instalado no Distrito Industrial, BR-364, saída para Rondonópolis, e na Rodovia Mário Andreazza que dá acesso a Cuiabá a partir do Trevo do Lagarto.

Foram acrescentadas às placas de Atrativos Turísticos já existentes (Sesc Arsenal, a Casa Cuiabana, o Palácio Alencastro, dentre outros), as de novos espaços de lazer na cidade, como a do Parque Tia Nair e as do Porto Cuiabá e do Parque das Águas, que serão entregues em breve à população. Em alguns pontos também foi reforçada a indicação da localização dos parques estaduais Mãe Bonifácia e Massairo Okamura, da Arena Pantanal, Mercado do Porto e Museu do Rio.

Infra
Bic Banner