[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Prefeito inaugura 1ª ETA com água fluoretada no Distrito da Guia

Fonte: Da Redação
0

Ainda como parte da programação em comemoração ao aniversário de Cuiabá em seus 298 anos, o prefeito da Capital Emanuel Pinheiro inaugurou no Distrito de Nossa Senhora da Guia, (distante 25 km da capital), o sistema de abastecimento de água local sendo a 1ª da Capital com água fluoretada. Trata-se de um investimento de mais de R$ 2.299,170, 11,00, (dois milhões duzentos e noventa e nove mil cento e setenta reais e 11 centavos), onde o serviço de melhoria no sistema de Capitação, Tratamento e Distribuição de Água vai beneficiar os mais de cinco mil moradores do centenário Distrito cuiabano. 

“Vocês agora terão água fluoretada o que significa mais saúde e qualidade de vida”, destacou o prefeito ao descerrar a placa comemorativa da ETA. Segundo ele, esse é um sistema moderno e de qualidade como manda a lei, além de ser o primeiro de sua gestão, que coloca a disposição da população água com flúor, visando melhorar a saúde bucal do cuiabano. Na Capital, outras duas estações de tratamento, também terão em breve o mesmo sistema. “Água é vida e é saúde. É isso que levaremos para a população ao longo de nossos quatro anos de mandato”, frisou o prefeito anunciando ainda que os moradores do Distrito, agora terão abastecimento 24 horas sem manobra de equipamentos.

Conforme o subprefeito, Rubens Dias (popularmente conhecido como Rubinho da Guia), antes só haviam 680 cadastrados e além da irregularidade, os moradores tinham que esperar até 29 manobras para a água chegar até suas casas. “Com a ETA o número de cadastros de consumidores de água saltou para 1430 inscritos, o que demandou maiores investimentos, como a construção de um reservatório de mais de 300 mil litros de água. Além disso, os serviços de decantação e clorificação e tratamento da água melhoraram, e foram expandidos com a checada da fluoretação. Haverá ainda, a expansão no serviço de rede para mais 13 km. Além do recadastramento dos consumidores e distribuição de caixas de água a pessoas hipossuficiente (pessoas que não têm condições de puxar rede de distribuição de água até a sua residência) pontuou o subprefeito ressaltando que esse momento é histórico para a população, já que por anos se aguardava essa obra.

Ele ainda lembrou que antes a população tomava água não muito confiante, por causa da situação e qualidade da estação de tratamento. “Agora temos a certeza que estamos tendo mais saúde e qualidade na água ofertada”, disse o administrador.

Já para dona Francisca Pinto da Silva, que mora desde 1981 no Distrito, a chegada da ETA é uma benção muito sonhada. Ela lembra que buscava água no rio para lavar roupas, beber, e cozinhar. Nunca desistiu de um dia ver a ETA melhorada e levando água de qualidade. “Ele está honrando o voto que recebeu aqui de nós. Acreditamos nele que fará muito mais por nós da comunidade”, finalizou a moradora.

PRESENTES E AGRADECIMENTOS

Compareceram ao ato de reinauguração da Estação de Tratamento de Água, os vereadores Marcos Veloso (PV), Denilson Nogueira (PP), os Secretários de Comunicação José Roberto Amador, de Serviços Urbanos José Roberto Stopa, o diretor geral e Interventor da CAB Ambiental, Marcelo Oliveira, e o secretário de Assuntos Comunitários Jonail Costa, além do Desembargador José Zukim, do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, e de muitos populares e líderes comunitários.

No dispositivo, o Prefeito além de elogiar o trabalho dos técnicos da CAB referende a ETA, agradeceu a garra do subprefeito e o apoio dos vereadores Cuiabanos, que para ele são parceiros. Agradeceu ainda o Desembargador José Zukim, que atua na Câmara de Direitos Público do Tribunal de Justiça, e é morador da região pontuando que o referido sempre trabalhou pelo meio ambiente da comunidade.

Para o prefeito o mais importante são as parcerias e o interesse público, objetivando transformar a vida de milhares de moradores, como foi o caso de Nossa Senhora da Guia, que agora terá água de qualidade. “Nos não só universalizamos a água, mas estamos distribuindo água com qualidade, esse é o nosso objetivo e fico orgulhoso de poder avançar na humanização e melhorar a qualidade de vida de meu povo”, disse o prefeito.

[pro_ad_display_adzone id="9377"]