Infra
Bic Banner

Programa de construção de calçadas melhora a infraestrutura dos bairros da Capital

Fonte: Da Redação
0
Views:
30

Promover um trânsito humanizado, que garanta a mobilidade e segurança não apenas para condutores de veículos, mas também para os milhares de pedestres da Capital. É com esse propósito que a Prefeitura de Cuiabá deu início ao programa de construção e recuperação de passeios públicos “Minha Rua com Calçada”. A operação de infraestrutura está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que tem disponibilizado três equipes para atuarem em todas as regiões da cidade.

A medida segue uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que, após a realização de diversas vistorias em diferentes bairros, observou a ausência de áreas apropriadas para que o transeunte pudesse caminhar de maneira resguardada e sem a necessidade de dividir espaço com veículos nas vias cuiabanas. A partir da constatação, o gestor do Município estabeleceu a elaboração de um plano de ação que abrangesse todos os bairros de Cuiabá.

Situado na Região Norte, o bairro Três Barras é uma exemplo da atuação da Prefeitura de Cuiabá nesse sentido. Escolhido como ponto de partida do programa, a localidade já recebeu a construção de aproximadamente 6.000 metros de calçadas e mais 1.500 metros de meio-fio, sempre contando com rampas de acessibilidade. Com uma equipe atuando diariamente, o serviço tem avançado celeremente e, conforme o cronograma de trabalho, deve permanecer no local até que todas as ruas sejam beneficiadas.

“Estamos também no bairro Campo Verde, onde há um trabalho em conjunto com a população. Nessa comunidade, os moradores estão colaborando com a preparação do terreno e, posteriormente, a Secretaria entrará com a parte de cobertura com o concreto. Dessa mesma forma, estamos atuando no Carumbé, Pascoal Ramos e Jardim Ubatã. Além disso, estamos efetuando o serviço de recuperação da calçada de grandes avenidas, como a Miguel Sutil”, comentou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

De acordo com o secretário, o Minha Rua com Calçada é um programa contínuo, que possui como meta principal atender todo município de forma universal. Ele destaca ainda que, após a realização do serviço, é imprescindível que o morador tenha o cuidado de manter a estrutura em bom estado de conservação. A fala do gestor é baseada na Lei Complementar de Gerenciamento Urbano nº 004/92, que está inserida dentro do Código de Postura da Cidade, e determina que a manutenção dos passeios é de responsabilidade dos proprietários de lotes.

“Nosso objetivo é alcançar a maior metragem possível. Esse é um programa que teve data para começar, mas não tem para terminar. Na verdade, todos os bairros de Cuiabá têm uma carência muito grande nesse quesito. Claro que nós não vamos conseguir fazer todas ao mesmo tempo, mas estaremos atuando de forma permanente, fazendo esse atendimento por regiões e caminhando com uma determinada constância, levando esse importante serviço para toda Cuiabá”, finalizou Stopa.

Infra
Bic Banner