Transporte

Semana deve registrar queda de temperatura em Cuiabá

Fonte: Repórter MT
0
Views:
1

O forte calor deve dar uma ‘trégua’ aos cuiabanos nesta semana. A previsão é que a temperatura fique amena em Cuiabá a partir da próxima quarta-feira (10), quando segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a mínima pode chegar a 19 graus.

Já o site Clima Tempo aponta, que na quinta-feira (11), a mínima na capital pode ser de até 18 graus e máxima de 32°. Na na sexta-feira (12) as previsões são de que a mínima registrada possa ser de 19 graus e a máxima de 34 graus.

O fim de semana também deve ter clima ameno, já que no sábado podem ser registrados de 19 a 28 graus em Cuiabá. No domingo (14) a temperatura pode reduzir chegando à mínima de 17 graus e com 60% de probabilidade de chuva. A máxima para este dia não deve passar de 27 graus.

Mesmo com o refresco a Umidade Relativa do Ar só deve atingir os 60%, índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na quarta e quinta-feira, nos outros dias a média registrada fica em torno de 30%.

Os termômetros só devem voltar a subir a partir do dia 16 de agosto quando a mínima registrada deve ser de 25° e a máxima de 32°.

Os meteorologistas explicam que períodos de longa estiagem são característicos do final do inverno, quando a umidade do ar cai muito por causa da evaporação, que ocorreu durante o período de chuvas.

Por este motivo a população precisa se hidratar constantemente. O ideal é ingerir pelo menos dois litros de água por dia, evitar a exposição ao sol entre 10h às 16h, utilizar protetor solar e também medidas para diminuir os efeitos da baixa umidade.

Isto pode ser a utilização de umidificadores de ambiente, ou através de medidas simples como colocar um recipiente com água ou até mesmo a toalha molhada na cabeceira da cama.

O clima seco também proporciona danos para a saúde agravando asma, infecções, alergia e podendo levar também a população a desidratação, além do ressecamento da pele olhos e nariz.

Transporte