Infra
Bic Banner

Sustentabilidade: Cuiabá representa o Brasil na Europa

Fonte: Folha do Estado
0
Views:
2

Cuiabá será a segunda capital no país a representar o Brasil no programa de diálogo internacional “European Green Capitals – Models for Latin American Sustainable Urban Development”, que ocorre agora em novembro na Europa.

O convite partiu da prestigiada instituição Konrad Adenauer Stiftung, para um evento que é conhecido por promover iniciativas, por meio da educação política e de assessoramento, que trabalhem pela paz, liberdade e justiça ao redor do mundo. E será realizado na Alemanha, em Hamburgo e Bruxelas.

Ao lado da capital de Sergipe, Aracaju, a escolha da capital mato-grossense como representante nacional se deu pelo trabalho desenvolvido pela prefeitura frente ao evento CB27, que reuniu gestores de todo o país no mês de julho, quando foram trocadas experiências e compartilhadas boas práticas sustentáveis ao longo de dois dias de palestras e visitas técnicas.

Segundo Alan Porto, secretário municipal de Meio Ambiente, a ideia de se juntar a uma delegação de representantes de América Latina para participar deste programa de diálogo é poder discutir resoluções inovadoras para problemas enfrentados pelas cidades e municipalidades. Além disso, a delegação poderá intercambiar experiências com interlocutores europeus nas áreas da planificação sustentável de urbanização. 

Durante o encontro, ainda revela Porto, os os participantes deverão familiarizar-se com o conceito da “Capital Verde Europeia”, premiado pela Comissão Europeia. Lembrando que o evento conta com reuniões de alto nível com representantes técnicos de padrão europeu, nacional e local. Ao longo do evento, os gestores conhecerão as cidades Essen e Hamburgo, na Alemanha e a capital da Bélgica e da União Europeia, Bruxelas.

“Para além de representar o país, este será um encontro de muito prestígio. Quando teremos, inclusive, a oportunidade de conhecer algumas das práticas mais fundamentais que fazem da Europa uma referência em termos de sustentabilidade e urbanização, à medida que conseguiremos compreender a dimensão da atual situação climática da América Latina e de que maneira nossa cidade pode se planejar para minimizar os efeitos da emissão de gases do efeito estufa. Essa experiência não será apenas um presente para esta gestão, mas ajudará a redefinir os rumos de atuação da prefeitura em prol de uma cidade ecologicamente consciente”, afirma Alan Porto.

“Essas cidades são consideradas referências em se tratando da implementação de posturas que contribuíram para a minimização do aquecimento global. Bruxelas sinalizou seu grave problema com o trânsito, que é um dos piores do mundo, e passou a investir na mobilidade sustentável com o compartilhamento de carros elétricos, cobrança de taxa por quilômetro percorrido para caminhões e investimento pesado na construção de ciclovias. Além disso, a cidade tem avançado nas políticas de tratamento de água, que retorna tratada aos canais e criou uma medida aplicada nas novas construções civis, que precisam ter consumo passivo de energia, produzindo parte de suas necessidades energéticas via fontes renováveis, tendo como base um excelente isolamento térmico feito através do reaproveitamento do calor. Poder conhecer todas essas medidas nos ajuda a pensar em posturas eficazes para Cuiabá, adaptando-as conforme nossa situação local, respeitando nosso clima, limitações econômicas e recursos”, conta Alan.

CB27

Durante o evento, CB27 sediado na capital mato-grossense, o município apresentou soluções na sistematização dos processos para retirada de documentos como alvará, na iluminação pública e na parte de destinação de resíduos sólidos.

“Indo mais longe, sou responsável pelas capitais do centro-oeste e possuo o dever de certificar que todas as demais cidades da nossa região sejam participantes ativas de discussões e soluções de sustentabilidade. A também assinatura do Compacto dos Prefeitos, feita na abertura do CB27 pelo prefeito Mauro Mendes, contribuiu para que Cuiabá fosse premiada com esta oportunidade. É gratificante saber que a ousadia em dar passos em direção a uma qualidade de vida sustentável tem nos propiciado a chance de conhecer projetos inovadores que estão reconfigurando a vida em metrópoles tão urbanizadas, como Hamburgo e Bruxelas”, concluiu. 

Infra
Bic Banner