100% da população de Cuiabá deve estar vacinada contra a Covid com a 1ª dose até o fim do ano, prevê Secretaria de Saúde

Fonte:

Se a campanha de vacinação contra a Covid-19 continuar nesse ritmo, em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde prevê a vacinação de 100% da população com a primeira dose até o fim deste ano, de acordo com o informe epidemiológico publicado nessa quarta-feira (4). Até lá, 78% da população deve ter tomado a segunda dose. Ao todo, 60% da população apta, está vacinada.

Contudo, o ritmo de vacinação ainda mais lento do que o desejável, segundo a Secretaria. O informe explica que ainda faltam imunizantes para vacinar todos os moradores da capital e que muitas pessoas não estão retornando para tomar a segunda dose do imunizante.

De acordo com o informe, há em torno de 93 mil doses armazenadas e 88% dessas são para aplicações de segunda dose. Um estudo feito pela Universidade de Oxford mostra que é necessário tomar as duas doses dos imunizantes para que haja uma maior eficácia contra a variante Delta.

Na última sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que há uma suspeita de caso da variante Delta, em Cuiabá. A Vigilância Epidemiológica do estado encaminhou uma amostra da paciente a um laboratório referência do Ministério da Saúde e aguarda o resultado.

O caso da variante, a princípio, foi confirmado por um laboratório particular de Cuiabá e, em seguida, encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde. O município ficou responsável pelo monitoramento da paciente e das pessoas que tiveram contato com ela. Já o exame ficou sob a responsabilidade do estado.

Segundo a SES, 14.016 doses são aplicadas semanalmente na capital ou seja, 2 mil doses por dia. Nas duas últimas semanas houve um aumento de 16% no número de doses aplicadas, sendo a maioria a segunda dose.

Até o momento a capital já vacinou 278.751 pessoas com a primeira dose, 103.432 com a segunda dose e 12.224 com dose única.

Casos de Covid-19

De acordo com boletim da SES, nessa quarta-feira (4), em Cuiabá já foram confirmados 100.677 casos de Covid-19 e 3.218 mortes pelo vírus. Estão internados na capital, 343 pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias da capital.

Em Mato Grosso foram confirmados 494.767 casos do novo coronavírus e 12.898 mortes pela doença. Estão internados atualmente, 1.411 pacientes em UTIs e enfermarias

A taxa de ocupação de UTIs está em 77,12% com 127 leitos disponíveis. Além disso, cinco hospitais que atendem pacientes com Covid-19, estão com 100% de ocupação, são eles:

  • Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito, em Tangará da Serra;
  • Hospital Regional de Sorriso;
  • Hospital Regional de Cáceres;
  • Hospital Júlio Muller, em Cuiabá;
  • Hospital Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda

Fonte: G1MT