A global Giovanna Ewbank passou alguns dias em Porto Jofre, no pantanal mato-grossense, e conseguiu fazer a famosa ‘observação de onças’. No último domingo (22), ela contou toda a sua experiência no Domingão do Faustão.
A atriz viajou – pela primeira vez ao pantanal – junto ao aventureiro Cristian Dimitrius, depois de visitar as onças que vivem em cativeiro do projeto “Todos pelas onças”, em Jundiaí. No programa, ele contou que desafiou Giovanna: “eu consigo te mostrar uma onça selvagem na natureza em um dia, topa?”. Ela custou a acreditar, mas aceitou o convite.
Os dois embarcaram, então, em uma viagem ao pantanal, e em um só dia conseguiram ver seis onças em seu habitat natural. Mas não foi fácil. O grupo saiu do hotel às 5h da manhã, e ao meio-dia ainda não tinham visto nada além de jacarés e ariranhas. “Eu já tava achando que a gente não ia encontrar nada”, disse a atriz.
Atriz observando animais no Pantanal (Foto: Reprodução / Gshow)
Por volta do meio-dia, então, ela apareceu. A primeira, tímida, só foi vista por alguns instantes e se escondeu na mata. Giovanna explicou como foi a experiência: “Sensação de medo, de prazer, de quero chegar perto e não poder”, lembra.
Depois dessa, o grupo conseguiu avistar uma mãe com dois filhotes. “E olha que tranquilas!”, comentou a atriz. “Se você for ver a onça em cativeiro, elas são tão estressadas, andando de um lado pro outro, com olhar triste… olha a tranquildade delas no habitat natural!”, comemorou.
Outros felinos apareceram durante o trajeto. Uma delas estava na mata. “Ela ta tranquila, a gente ta no barco, ela ta no território dela, e ta tranquilo, todo mundo em harmonia”, comentou a atriz, olhando as imagens.
Por fim, para ‘fechar com chave de ouro’, os turistas avistaram uma onça nadando no rio, o que, segundo Dimitrius, não é tão fácil de ser observado.
Giovanna e Cristian viram onça nadando no Pantanal (Foto: Reprodução / GShow)
Durante o programa, Giovanna e Cristian ainda chamaram a atenção para a importância da preservação destes animais na natureza: “A onça é o grande patrimônio da fauna brasileira, o maior predador do Brasil, e a gente corre grande risco das onças desaparecerem”, disse a atriz.
“Onça tem o mesmo papel na natureza do que o leão na África, é um predador de topo (…) controlam toda a população de animais herbívoros (…) E as exigências dela superam as de outros animais que vivem naquele ambiente”, completou o aventureiro. (Veja a reportagem completa AQUI).
Porto Jofre
Onça observada pela reportagem do Olhar Conceito em 2015 (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)