Chamada mundo afora de “indústria sem chaminé”, o turismo tem condições de gerar tantas oportunidades de empreendimentos quanto o agronegócio, para Mato Grosso, desse que receba o tratamento adequado. A tese é sustentada pelo prefeito João Balbino (PR), de Rosário Oeste, ao lado do governador José Pedro Taques (PSDB), durante a Feira Internacional do Turismo (FIT) Pantanal 2017.
“Definitivamente a cidade de Rosário Oeste está inserida no mercado do turismo, estamos participando pela primeira da Feira Internacional do Turismo do Pantanal, tenho certeza que este setor vai contribuir e muito para o desenvolvimento do município”, observou Balbino, dentro da estande, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
João Balbino argumentou que é a primeira vez que vê um governo estadual preocupado com o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso, principalmente na Baixada Cuiabana – Vale do Cuiabá. Para o prefeito, o turismo no Estado tem potencial para ser mais uma fonte geradora de emprego e renda, além de arrecadadora de impostos – tão forte quanto o agronegócio.
“Praticamente todas as cidades do nosso Estado têm as suas belezas, sejam elas naturais ou arquitetônicas. Sim, nós precisamos é saber valorizar e transformar em produto que venham gerar interesse aos turistas”, justificou ele. “O governador Pedro Taques está de parabéns com a realização da FIT, assim os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco de cada região”, ressaltou chefe do Poder Executivo de Rosário.
João Balbino também abordou a importância da realização da FIT para Rosário Oeste, por considerar uma oportunidade ímpar de apresentar as belezas naturais do município, onde nasce o rio Cuiabá – principal afluente do rio Paraguai, que forma o Pantanal de Mato grosso e a Bacia do Prata. Ele crê que, para todo Brasil e até mesmo fora do país, a nascente do rio Cuiabá é importante e este tipo de evento agrega bastante.
Para os próximos anos, a expectativa de João Balbino é de triplicar o número de visitantes nos pontos turísticos da região. Para ele, o investimento no setor do turístico significa desenvolvimento para o município, gerando emprego, renda e melhores condições de vida para população.
Atualmente, em destaque no município estão os passeios na Cachoeira da Serra Azul e o rio Triste, mas existem mais cachoeiras espalhadas por toda região, como também, cerca de 200 cavernas secas e alagadas, notadamente na região do distrito de Bauxi.
O turismólogo Uller Roma, responsável pela pasta do turismo em Rosário Oeste, anunciou que na próxima semana, será realizada uma reunião envolvendo agentes e guias de turismo, juntamente com representantes do SESC-MT e da Prefeitura de Rosário Oeste, para definir o formato da comercialização dos passeios da região.
“Com parcerias tanto do Governo do Estado, como da Prefeitura e iniciativa privada, temos todas as condições de potencializar as belezas do nosso município, tenho certeza que em poucos anos Rosário Oeste será uma referência no turismo de MT”, explicou Uller Roma.