Novos empresários podem assumir e reabrir ‘Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça’

Fonte:

O Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça, fechado desde março deste ano, pode retomar as atividades em breve. Isso porque um grupo de empresários visitou o local e manifestou interesse em instalar diversas obras de melhoria no espaço, ampliar sua capacidade de atendimento e reabri-lo.

Os empresários prefeririam não se identificar, mas têm expertise em outras regiões, como Chapada dos Guimarães. Os investidores também já buscam informações em diversos órgãos públicos para saber das condições legais do novo empreendimento.
Os empresários acreditam ainda que, caso o negócio dê certo, será possível atrair mais visitantes, gerando empregos em diversos setores do município. O intuito é de finalizar as negociações até setembro, quando a cidade realiza a tradicional Temporada de Esportes Radicais.

Entenda

O Balneário foi fechado no dia 9 de março de 2018, junto a outros da cidade, porque o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) entendeu que faziam uso do subsolo sem autorização. No final de julho, o rompimento de uma das bacias de contenção de vinhaça da Usina Porto causou a poluição do Rio Tenente Amaral, um dos mais importantes da região, causando também o impedimento de banho nestas águas. O Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça funcionava há quinze anos, e possuía piscina natural, piscinas artificiais para adulto e criança, espaço para descanso com redes, restaurante e acesso à cachoeira.

Mesmo apta à reabertura após assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a empresa, que até então era responsável pela operação do balneário, decidiu não retomar as atividades por aspectos financeiros, que tornavam inviável o retorno do negócio, tendo sido o imóvel arrendado devolvido ao seu proprietário.

Com isso, Jaciara que possui pouco mais de 26 mil habitantes e tem o turismo como complemento da economia local, teve significativa queda na movimentação de da rede hoteleira, bares e restaurantes, até mesmo sem local específico para a realização da tradicional Temporada de Esportes Radicais.

Fonte: Olhar Conceito