Você sabia? O cuiabano Dutra foi o 16º presidente do Brasil

Fonte:

Você sabia? O cuiabano Dutra foi o 16º presidente do Brasil. Durante seu mandato, tomou decisões polêmicas como proibir jogos de azar no país. Ele foi o responsável por trazer a Copa de 1950 ao Brasil. Nascido em 18 de maio de 1883, Eurico Gaspar Dutra foi o político cuiabano de maior projeção na história política do país. Ele assumiu o cargo mais importante de sua vida pública em 2 de dezembro de 1945, antecedendo o governo de Getúlio Vargas (1951-1954). Aos 19 anos, já no Rio Grande do Sul, foi quando iniciou suas atividades como militar.

Depois de se eleger presidente, Dutra teve importantes decisões administrativas, como a de inaugurar a ligação rodoviária do Rio de Janeiro a São Paulo, a BR-2, atualmente conhecida como Via Dutra e tida como uma das mais importantes do país. Também foi durante o mandato dele, que durou de 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951, que ocorreu a primeira visita de um presidente brasileiro aos Estados Unidos. Eurico Dutra viajou para a América do Norte em 1950.

Uma das decisões mais polêmicas tomadas por ele, foi a proibição dos jogos de azar no Brasil, em 1946. O militar faleceu em 11 de junho de 1974, no Rio de Janeiro e é o segundo mais longevo de todos os presidentes até então.

Após sua morte, o estádio da Capital – antes da construção do Verdão -, conhecido hoje em dia como Dutrinha, foi batizado com seu nome. Isso ocorreu porque ele foi o responsável por trazer a Copa de 1950 para o Brasil.

Curiosidades e fatos importantes sobre Dutra

  • Dutra teve o ano de nascimento alterado para 1885 pelo pai, depois ser reprovado no exame médico para servir ao Exército em Cuiabá. Com uma certidão falsa, conseguiu ingressar na Escola Militar do Brasil, em Corumbá, em 1902.
  • Desligou-se da carreira militar em 1908, ao apoiar a Revolta da Vacina, mas voltou ao Exército após sua anistia.
  • Chegou a general em 1932 e chefiou um destacamento de combate à Revolução Constitucionalista de São Paulo. No ano seguinte comandou a repressão à Intentona Comunista.
  • Em 1934 foi nomeado ministro da Guerra e, em 1937, garantiu o apoio das Forças Armadas ao golpe de Getúlio Vargas que instaurou o Estado Novo.
  • Em 1945 elegeu-se presidente nas urnas com o auxílio de Vargas e do Partido Social Democrático (PSD). Seu governo promoveu a abertura democrática, mas manteve restrições aos direitos dos trabalhadores e colocando o Partido Comunista Brasileiro (PCB) na ilegalidade.
  • Dutra tomou posse trajando farda, mas prometeu que não faria um governo militar e que seria “o presidente de todos os brasileiros”. A promessa foi cumprida. Ele permitiu que a Assembleia Nacional Constituinte elaborasse uma nova Constituição com total liberdade. Não reagiu sequer quando os constituintes lhe reduziram o mandato de seis para cinco anos.
  • Ainda durante o mandato, Dutra foi abalado com a morte de sua mulher Carmela Dutra, em 1947. Católica radical, ela tinha o apelido de ‘Dona Santinha’.
  • Ele Deixou a presidência em 1951 com a popularidade nas alturas depois de garantir a volta do país à normalidade democrática.
  • Em 1964 apoiou o golpe militar que depôs o presidente João Goulart.

Fonte: Da Redação/Com pesquisa