No dia 1 de agosto de 2017, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou a criação da Secretaria dos 300 anos. Na ocasião, foram apresentadas 20 grandes obras para os 300 anos da Capital mato-grossense, que somadas custariam cerca de R$ 500 milhões.
Com o anúncio do prefeito na última quinta-feira (21) sobre o cancelamento das festividades dos 300 anos de Cuiabá, o PNB Online realiza uma série de matérias para relembrar o que Emanuel Pinheiro havia prometido para o aniversário de Cuiabá deste ano e como está o andamento dessas obras.
Cais do Porto
No dia 21 de fevereiro deste ano, o prefeito Emanuel Pinheiro assinou a ordem de serviço para início das obras de Requalificação do Cais do Porto.
O local será composto por três níveis, sendo um mirante no piso superior e deck no inferior. Com um investimento de R$ 2,4 milhões, o lugar terá ainda um anfiteatro, elevador panorâmico, mirante e restaurante.
“Resgato um compromisso com Cuiabá e com a região do Porto, esse foi um lugar que ficou esquecido e estamos em um processo de inversão desses valores, a cidade tem que voltar a crescer de frente para o seu maior potencial natural”, disse Pinheiro.
A obra tem um prazo de 270 dias para ser concluída, ou seja, a expectativa é para que novembro o Cais do Porto seja entregue a população.
Promessas do prefeito
Um restaurante giratório em cima de uma torre, revitalização total do Mercado do Porto, inspirado no Mercado Municipal de São Paulo, construção de dez parques, Museu de Cera e Cais do Porto fazem parte do pacote dos 300 anos anunciados pelo prefeito.
A lista de propostas inclui o Memorial Cuiabá 300 anos, a Requalificação do Morro da Luz em que se insere a ação ‘Caminho das Igrejas’, ligando as igrejas católicas do centro da cidade por meio de passarelas, onde os turistas poderão andar à pé.
A Secretaria pretende construir uma torre, inspirada no chapéu de Marechal Rondon, que se chamará ‘Cuiabá 300’. É no alto dessa torre que será instalado o restaurante giratório, que vai girar 360º a cada hora.
SEC 300
Inicialmente, Júnior Leite havia sido indicado por Emanuel para ser o secretário dos 300 anos. Contudo, em julho de 2018, Júnior foi transferido para a Secretaria de Inovação e Comunicação. Atualmente a Secretaria dos 300 anos é comandada por Cely Almeida.
Na coletiva de 2017, Pinheiro chegou a afirmar que o prazo para entrega de todas as obras seria abril de 2019. Agora, o prefeito diz que sua gestão é dos 300 anos e que ele tem até o último dia de 2020, quando encerra seu mandato, para entregar as obras prometidas.
“Estamos conseguindo gradativamente os recursos para realização dessas obras. Cuiabá está um canteiro de obras, é para qualquer lado, fora as outras obras que tenho lançado, vou lançar e vou entregar em comemoração dos 300 anos, no dia, no mês, no ano e na gestão dos 300 anos” destacou Pinheiro.
Fonte: PNB OnLine