Cuiabá não terá mais o ‘Museu de Cera’ para os 300 anos

Fonte:

O projeto para a criação de um ‘Museu de Cera’ em Cuiabá foi cancelado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A obra fazia parte das 20 apresentadas em agosto de 2017, em comemoração dos 300 da Capital. Segundo o prefeito, os técnicos deram um parecer contrário porque a cidade não suportaria a estrutura deste museu.

Na terceira matéria da série de reportagens que o PNB Online produziu sobre as obras da Cuiabá 300 anos, você vai saber o que aconteceu com este projeto.

O projeto foi pensado como o museu existente em Gramado (RS) e Foz do Iguaçu (PR), que é também chamado de Dreamland e reúne cerca de cem obras de personalidades famosas de diversos universos, como moda, futebol e política.

O prefeito explicou que a equipe técnica de Gramado ficou em Cuiabá durantes algumas semanas analisando a viabilidade desta obra.

“Mas, o Museu de Cera, infelizmente houve um parecer contrário dos técnicos que fazem isso, eles vieram e acharam que Cuiabá não comporta um museu assim e eles acham que corremos o risco de jogar dinheiro fora pelo que eles viram da cidade”, esclareceu Pinheiro.

De acordo com as informações do Museu de Gramado, cada personagem de cera é construído artesanalmente e leva de cinco a seis meses para ficar pronto. E o principal ponto é que as obras precisam ficar em temperatura abaixo de 24ºC.

“E eles me sugeriram parques temáticos que é o que já estou fazendo e vamos ampliar em vários outros parques, além de muitas novidades em várias áreas”, destacou o prefeito.

Este projeto foi orçado em R$ 5 milhões em 2017 e o objetivo seria de homenagear as personalidades que contribuíram para os três centenários da cidade por meio de esculturas de cera. Como o projeto já está descartado, o prefeito ainda disse que aproveitará melhor o Museu do Rio.

“Farei uma grande ação cultural no Museu do Rio que vai servir de ponto turístico”, afirmou Pinheiro.

Vale ressaltar que o Museu do Rio ainda não está funcionando e o Aquário Municipal, que fica ao lado, está fechado desde 2016. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a entrega de ambas as obras revitalizadas será no próximo mês de abril.

Fonte: PNB On Line