O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que de janeiro até o início deste mês o Governo “já demitiu três mil servidores” em cargos de comissão, com objetivo de enxugar a máquina pública e gerar economia aos cofres públicos do Estado, conforme o prometido.
A informação foi repassada por Mendes, na manhã desta segunda-feira (15), durante entrevista ao vivo no programa Chamada Geral, da Rádio Mega FM (95.9).
O governador disse que as exonerações já ocorreram em diferentes áreas do Estado, no entanto, não detalhou as Secretarias, órgãos e autarquias onde as demissões ocorreram.
Ressaltou que a medida faz parte do pacote de ajuste fiscal denominado de “Pacto por Mato Grosso”, que propõe uma série de ações econômicas para reduzir o déficit das contas públicas que, segundo os cálculos do Governo, chega a R$ 3,9 bilhões entre dívidas restos a pagar.
“Tenho certeza de que com essas ações, nos próximos quatros anos, nós teremos um Estado enxuto, com capacidade de endividamento, que honre os compromissos com os fornecedores e que no final de cada mês a despesa, pelo menos, seja igual a receita”, frisou o governador ao acrescentar que com as finanças mais equilibradas o Estado terá capacidade de fazer investimentos sociais.
Salários dos servidores
Mendes também afirmou que pretende voltar a pagar cem por cento os salários dos servidores a partir de junho. Atualmente, os trabalhadores recebem de forma parcelada.
Para pagar novamente o salário em dia, o Governo aposta na aprovação do empréstimo dolarizado junto ao Banco Mundial, no valor de mais de R$ 1 bilhão, com objetivo de pagar a dívida pública que foi renegociada pelo ex-governador Silval Barbosa, em 2012, para financiar as obras da Copa do Mundo de 2014.
A medida já foi autorizada pela Assembleia Legislativa e agora passará por avaliação do Tesouro Nacional, aprovação no Senado Federal e depois segue para a sanção presidencial.
Fonte: Repórter MT