Com suspeita de dengue hemorrágica, uma menina de apenas 10 anos – e identidade não revelada – morreu no último sábado (4), após ser transferida da Unidade de Terapia Intensiva (UPA), em Primavera do Leste (a 239 km de Cuiabá) para o Hospital Regional de Rondonópolis (a 218 km da capital).
A menina deu entrada na UPA na noite de sexta (3), por volta das 22 horas, quando sentia dores pelo corpo e apresentava febre alta. De imediato, ela teria sido atendida pela plantonista, medicada e mantida em observação.
Exames laboratoriais foram solicitados para confirmar se a morte tem real ligação com dengue hemorrágica.
Na manhã de sábado, a pediatra solicitou vaga para UTI pediátrica pela Central de Regulação, pois o quadro da menina havia se agravado. No entanto, a vaga foi liberada às 18h daquele dia.
Ela então foi levada para o Hospital Regional, mas não resistiu. O caso está sendo investigado.
Alerta
Cuiabá e outros vinte e seis municípios do estado aparecem com alto risco de doenças como dengue, zika e chikungunya, de acordo com novos dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça (30). Ao todo, novecentos e noventa e quatro municípios brasileiros apresentam alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti.
Em Mato Grosso, 27 municípios foram considerados em um nível de infestação como de risco: Alto Paraguai, Araputanga Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Canarana, Cláudia, Cuiabá, Diamantino, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Poxoréu, Querência, Rondolândia, Rosário Oeste, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio de Leverger, Sinop, Tabaporã, Tangará da Serra, Tapurah e Várzea Grande.
Fonte: Cuiabano News