Um cachorro morreu no início da noite deste sábado (13) após ser atacado por um jacaré dentro da lagoa do Parque das Águas, em Cuiabá. A informação foi confirmada pela administração do parque que alerta para os riscos de deixar animais soltos no local.
O dono estava brincando com o cachorro, jogando um graveto na água para que ele buscasse, quando o jacaré atacou. O administrador do parque, Filipe Campos explicou que a brincadeira pode ter atraído a atenção do jacaré, que confundiu o cachorro com uma presa.
A fatalidade chamou a atenção para uma preocupação recorrente da administração: a soltura de animais no parque.
De acordo com Filipe, os cachorros que são levados ao parque devem estar sempre com a guia e no caso de cachorros de grande porte, com focinheira. Também não é permitido que os bichos percorram a lagoa.
Filipe também explicou que não há perigo de que o jacaré ataque pessoas e animais nas pistas de caminhada, nos bancos e nem na região que seja fora da lagoa. Isso porque o habitat natural do jacaré é a lagoa.
“Tem uma área de preservação ambiental no parque, que é o habitat natural destes animais. Por isso eles vivem livres, sem perigo. Proibimos o banho na lagoa não só pela água ser imprópria, mas para que nenhum acidente dessa natureza aconteça”, explicou Filipe.
Com relação às crianças, que costumam brincar nas áreas próximas da lagoa, Filipe também disse que não riscos de ataque, desde que os pais estejam atentos à criança.
A administração do parque sabe da existência de pelo menos dois jacarés no local. O maior deles, ficou conhecido como “Jacaré Celso” na internet e protagonizou vídeos atravessando a faixa de pedestres e outros cliques dos frequentadores do parque. O menor é visto mais raramente no local.
Fonte: O Livre