Um projeto que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) prevê isenção de Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos que circulam no estado. O objetivo é reduzir o custo de aquisição do veículo para estimular a preservação do meio ambiente.
A proposta do deputado Wilson Santos (PSDB) acrescente a seguinte redação à Lei estadual 7031 que disciplina a cobrança do IPVA.
“Art. 7º- É isenta do imposto a propriedade de veículo nos seguintes casos: X – veículos impulsionados por energia elétrica e/ou a hidrogênio, tanto movidos exclusivamente por cada um destes combustíveis quanto em modalidade híbrida”.
Os elétricos
Em Mato Grosso, o número de carros elétricos subiu de 70 para 324, nos últimos dois anos, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). As cidades com carros elétricos, até o momento, são Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande.
Os carros elétricos ou híbridos são considerados menos poluentes e com baixo custo de manutenção. Dessa forma, são uma aposta para a economia e conservação do meio ambiente.
Um carro híbrido custa, em média, R$ 150 mil.
Postos
Em Cuiabá, existem cerca de 12 postos de abastecimento. Sendo dois na sede da Fiemt e o restante nos shoppings. Entretanto, segundo Gustavo, a previsão é de que até o final deste ano, sejam instalados mais 10 postos, na capital.
Fonte: G1 MT