Em quarenta dias de atuação, a bolsa ecológica empregada para o recolhimento de lixo no rio Cuiabá já retirou mais de dez toneladas de resíduos. A informação e do secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa. “Só neste sábado (3), foram cerca de quatro toneladas”, explicou em vídeo divulgado.
“Peço a você, cidadão cuiabano e matogrossense, que faca uma reflexão. O que estamos fazendo com o nosso rio Cuiabá. Vamos entrar nessa luta! Vamos entrar nessa campanha! Vamos respeitar o rio Cuiabá”, assevera durante o vídeo. E finaliza lembrando da responsabilidade de todos. “A Prefeitura fazendo a sua parte. E você contribuindo conosco”.
A balsa recolhe o lixo do rio todos os dias, e conta com uma equipe de três funcionários, sendo um operador e dois ajudantes. Ela possui 7.20 metros de comprimento, 3 metros de largura e laterais com 1.10 metro de altura, com tela de uma polegada. Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores.
A balsa percorre o trecho definido entre a Ponte Nova até o São Gonçalo Beira Rio, recolhendo diariamente todo tipo de material encontrado nas margens do rio.
“Além do fator limpeza, essa balsa exercerá esse papel pedagógico. Quero sempre apresentar para a sociedade aquilo que é jogado indevidamente no rio e que estamos recolhendo. Infelizmente, em nossas ações retiramos televisores, cadeiras, sofás e outros tipos de materiais que são despejados no Rio Cuiabá. Não adianta somente cobrar da Prefeitura à limpeza e continuar jogando lixo de forma irregular”, enfatizou o prefeito Emanuel Pinheiro no último dia 24 de junho, data de entrega da embarcação empregada na limpeza.
Fonte: Olhar Direto