O céu de Cuiabá foi ‘invadido’ por uma nuvem densa de fumaça preta na tarde desta sexta-feira (09) proveniente de queimadas ilegais feitas por cidadãos inconscientes que utilizam dessa prática para eliminar lixo acumulado ou limpar terrenos baldios.
É bom lembrar que as queimadas, além de poluir o ar e fazer com que os dias sejam ainda mais quentes, com sensação térmica bem mais alta do que a temperatura registrada nos termômetros, contribuem com a diminuição da umidade do ar, problema o qual a Capital já está em estado de alerta, com índice de 13%, registrados nos últimos dias, segundo informação da Defesa Civil municipal.
O tempo quente e seco, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), traz prejuízos sérios à saúde dos cidadãos, desde dificuldades respiratórias até problemas alérgicos, por causa da concentração de poluição no ar, além de pele ressecada.
E a situação pode ficar ainda pior nas semanas seguintes porque, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na segunda-feira (12) e terça-feira (13) os termômetros batem os 38 graus. Para piorar, não há previsão de chuva para os próximos 15 dias.
Parte de todo o volume de fumaça preta vista no céu de Cuiabá no dia de hoje, veio também de fora da Capital, de regiões vizinhas. De acordo com o Corpo de Bombeiros os focos de queimadas em todo o Estado aumentaram consideravelmente.
Os sete primeiros meses deste ano foram registrados pelos bombeiros 1355 atendimentos de focos de incêndio em todo o Estado, o que já corresponde a mais de 45% do que foi registrado no ano de 2018 com 2983 focos atendidos.
Só nesta tarde, dois incêndios em áreas de matas foram registrados. O primeiro numa Área de Preservação Permanente (APP), próximo ao cemitério de Várzea Grande, que segundo os bombeiros, atingiu uma casa. Outro foi no Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela (562 km da Capital).
A expectativa no dia de amanhã é intensificar o trabalho de combate às chamas com o emprego das aeronaves e tropa terrestre, a fim de reter a frente de incêndio próximo de uma das nascentes existentes no Parque.
Nos casos de clima seco, como tem acontecido em Cuiabá, a Defesa Civil orienta para que a população evite esforços físicos, principalmente entre às 10h e 16h quando o tempo está mais quente e beba bastante líquido para manter o corpo hidratado. Manter umidificadores ou toalhas molhadas ou ainda recipientes com água nos ambientes de casa e do trabalho. Não queimar folhas ou lixo e caso veja alguém fazendo, denunciar ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Fonte: Repórter MT