O incêndio florestal no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi declarado com extinto na noite do último domingo (18), após mais de uma semana em chamas. O fogo teve início em 8 de agosto, nas proximidades do distrito de Água Fria, zona rural de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá).
De acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os peritos irão realizar a perícia do incêndio, afim de, dentre outros, identificar a origem e a causa do incêndio florestal.
Os trabalhos de vigilância seguem no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.Neste período, 3,8 mil hectares queimaram no interior da unidade de conservação (11% de sua área total). Apenas com o incêndio que atingiu o norte da unidade foram 3.550 hectares queimados. A área total atingida pelas chamas, dentro e fora do Parque Nacional, já ultrapassa 9.500 hectares.
O Parque
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
O ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela administração, proteção e fiscalização das Unidades de Conservação da União. (Gazeta Digital/Com informações da assessoria)