A Prefeitura de Cuiabá deve anunciar nesta quinta-feira (11) uma série de medidas para tentar amenizar os efeitos do clima na saúde da população. Entre as ações que podem ser tomadas está a ampliação do número de brigadas de combate a queimadas urbanas.
De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a Capital possui hoje somente uma brigada, cuja sede fica localizada no bairro Verdão. A intenção é criar outras quatro, uma para cada região da cidade.
“Não estamos dando conta de cruzar a cidade para atender os chamados”, pontuou Emanuel Pinheiro. O estudo de viabilidade está sob responsabilidade da Defesa Civil do Município.
Ao longo da semana o prefeito também se reuniu com os secretários de Assistência Social, de Educação, de Mobilidade Urbana e de Serviços Urbanos para discutir quê medidas são necessárias em cada setor.
No caso da Assistência Social, a preocupação com o calor nos Centros de Convivência de Idosos. Nas escolas, as aulas de educação física devem ser suspensas.
Recomendações
Durante o período de calor intenso, a Defesa Civil do Município orienta a população a evitar locais com aglomeração de pessoas, exposição solar e atividades físicas. Recomenda ainda a ingestão de bastante líquido.
“Em casos de náuseas, dores de cabeça, fadiga e diarreia, é importante procurar uma unidade médica com urgência”, diz nota enviada à reportagem do LIVRE.
Nas escolas da rede municipal, segundo a prefeitura, não está descartada a possibilidade de suspensão das aulas ou mudança no horário de funcionamento.
Fonte: O Livre