Pelo segundo dia consecutivo Cuiabá registrou 42,3ºC nesta terça-feira (17). É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alerta ainda para a umidade relativa do ar que deve permanecer na casa dos 24% já que não há previsão de chuva para os próximos dias. É a segunda vez que os termômetros da capital mato-grossense atingem essa temperatura nos últimos 108 anos. Neste ano, os termômetros já haviam chegado aos 42ºC, o que era o recorde de 2019.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,3°C às 16 horas (Brasília), mas este valor poderá subir na nova leitura que será feita nesta noite. O recorde de calor histórico anterior em Cuiabá havia sido na tarde de segunda-feira (16), onde foi registrado a mesma temperatura de 42,3°C. Esta é a maior medição desde 1911, quando tiveram início as medições. O recorde até então era de 42,2°C em 6 de outubro de 1940.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que a próxima quarta-feira (18), os termômetros poderão chegar a 40ºC e a mínima atingir os 26ºC. Na quinta-feira, as temperaturas devem variar entre 28ºC e 39ºC. Em todos estes dias, a chance de chuva é bastante baixa, de apenas 5%.
Fonte: Olhar Direto