Quando o sono não vem, você costuma fazer o que? Dar uma rodada pela sala, assistir um filme para tentar chamá-lo ou aproveitar para dar uma olhada nas redes sociais?
Conforme o médico especialista em sono, Lucas Bello, nem mesmo contar ovelhinhas é uma boa solução. Ele defende que é preciso saber qual a causa das noites em claro.
Afinal de contas, o sono e você têm quase uma relação amorosa. Quando ele não aparece, seu humor fica destroçado.
Pensando no melhor para o leitor, o Livre, junto de um especialista, elencou 5 dicas para você “cair nos braços de Morfeu” e ter um sonho dos deuses.
Cuidado com o ninho
Uma cama aconchegante, com um clima agradável te ajudam a adormecer mais rápido. Que tal colocar um som ambiente também? Afinal, quem nunca dormiu melhor com aquele barulhinho de chuva caindo?
A temperatura ideal e aquele cobertor de estimação também ajudam.
Check up
A falta de cuidado com a saúde também pode prejudicar o seu sono. Algumas doenças como hipertensão, diabetes, estresse e obesidade podem dificultar o sono.
Por isto, é importante realizar exames de sangue, de fezes, urinas e outros. Além de manter a visita ao médico em dia.
Exame do sono
A polissonografia, apesar do nome difícil, nada mais é do que um exame para detectar as doenças do sono, como o sonambulismo, insonia e outros. Nele, você vai ficar a noite no hospital, para que seja acompanhado o sua soneca.
Enquanto você dorme, os equipamentos monitoram a atividade cerebral, os batimentos cardíacos e o fluxo respiratório.
Quadrilha do sono
Sabe aquele copo de café, aparentemente inofensivo que você tomou durante a tarde? Então, de inocente ele não tem nada. O café, junto com o refrigerante, o chocolate e outros alimentos, são um dos maiores ladrões de sono de todos.
Então, quer algo quente, que tal um chá de camomila?
“Deixa eu só responder esta mensagem aqui”
E aquela notificação, esperada durante o dia inteiro, e que só resolveu aparecer de noite? Eu sei, ela te deixa com vários sorrisos bobos durante a noite e a madrugada. Mas, no dia posterior, é responsável por várias olheiras e uma má disposição.
Por isto, é importante que a noite o seu celular fique longe de você.
Fonte: O Livre