Com base na declaração de emergência global de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) e nas orientações do Ministério da Saúde do Brasil em relação ao novo coronavírus, vários serviços foram suspensos e estabelecimentos fechados no intuito de evitar aglomerações e diminuir a propagação da doença.
Prefeituras e Governo já anunciaram uma série de medidas de enfrentamento do vírus. Entre outras providências, a Prefeitura de Cuiabá determinou que ônibus devem ser higienizados diariamente e suspendeu vale-transporte para estudantes e idosos. A Prefeitura de Várzea Grande, nesta quinta-feira (19), ampliou as ações de distanciamento social e proibiu toda e qualquer concentração popular, sob pena de ter que utilizar de poder de Polícia. O Governo de Mato Grosso determinou que o comércio promova controle de acesso de clientes aos estabelecimentos.
Confira abaixo quais lugares mantêm funcionamento ou não durante os próximos dias. O PNBonline ainda traz um compilado de determinações e recomendações das autoridades e entidades representativas em relação ao funcionamento de igrejas, repartições públicas e estabelecimentos comerciais.
Comércio
No final da tarde desta sexta-feira (20), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) determinou por meio de decreto o fechamento de todo o comércio da Capital, o que inclui bares, restaurantes, shoppings, lanchonetes, academias, clubes e simulares, feiras-livres e exposições em geral.
Funcionamento normal – Mercados, supermercados e hipermercados; lojas de venda de água mineral; clínicas, hospitais e atividades essenciais.
Funcionamento em horário especial – Postos de combustível só poderão funcionar de segunda a sábado, das 7h às 20h;
Escolas
Toda a rede pública (municipal e estadual) segue sem aulas; recomendação é que escolas privadas façam o mesmo, sendo que maior parte já aderiu.
UFMT
Aulas, Biblioteca Central e Hospital Veterinário com atividades suspensas. Atendimentos administrativos são feitos remotamente.
Igrejas e tempos
A determinação da Prefeitura de Cuiabá é que missas, cultos e qualquer outro tipo de celebração sejam suspensos. A Arquidiocese de Cuiabá já havia determinado que nenhuma paróquia poderia realizar missas ou reuniões a partir desta sexta-feira (20).
Transporte coletivo
Entre 23 de março e 5 de abril fica suspenso todo o serviço de transporte coletivo de Cuiabá, de acordo com determinação da Prefeitura.
Ônibus intermunicipais também não circularão por determinação do Governo do Estado.
Em transporte por táxi e motorista de aplicativo, fica proibida a utilização do banco dianteiro do passageiro. A parte interna do veículo deverá ser submetida a assepsia após a finalização de cada corrida;
Repartições públicas
Funcionamento normal: Ganha-tempo, Detran
Suspensas: Atividades nos Centros de Convivência de Idosos (CCIs), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Outros
Fechamento dos parques públicos e privados;
Fonte: PNB OnLine