Dois vereadores de Cuiabá aproveitaram a janela partidária para deixar seus partidos de origem sem perder o cargo. Dilemário Alencar deixou o Pros e se filiou ao Podemos, já Diego Guimarães trocou o Progressistas pelo Cidadania. O vereador cassado Abílio Junior também deixou o PSC e se filiou ao Podemos, mas ainda busca reverter sua cassação na Justiça.
As filiações de Dilemário e Abílio contaram com o aval da senadora cassada Selma Arruda e do presidente do Podemos em Mato Grosso, o deputado federal José Medeiros. Juntos eles posaram para foto com suplente de deputado federal Rafael Ranalli (Pros) e o vereador Kero Kero (PSL).
Até o dia 4, a expectativa é que Kero Kero e Ranalli se filiem ao Podemos. O dia marca o fim do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para que os políticos estejam filiados e concorram nas eleições municipais deste ano, marcada para acontecer em 4 de outubro.
O ex-vereador Abílio Júnior estava filiado ao PSC. Ele recebeu a garantia das principais lideranças do Podemos de que terá carta branca para ser o candidato do partido a prefeito de Cuiabá na eleição de outubro deste ano. Para isso, Abílio espera recuperar os seus direitos políticos através do Poder Judiciário, visto que teve o seu mandato cassado por 14 vereadores.
Como empecilho dentro do próprio partido o ex-vereador tem a pré-candidatura do vice-prefeito, Niam Ribeiro, que já foi lançado como pré-candidato a prefeito.
Já Diego Guimarães, que também engrossa a oposição contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), disse que a troca ocorreu depois de diálogo com sua base eleitoral e seus familiares.
O Cidadania não tinha representação na Câmara Municipal de Cuiabá, Diego passa a ser o primeiro vereador.
“O Cidadania surgiu de uma necessidade nossa de manter a coerência uma vez que tentamos pautar nosso mandato pela coerência de nossas atitudes. Esse é um partido que foi refundado e nessa reformulação buscou apoiar as políticas liberais para a economia, políticas públicas de crescimento do país, tudo, sem abandonar a necessidade da política social”, disse o vereador sobre sua nova legenda.
Fonte: Gazeta Digital