Trabalhadores serão obrigados a usar máscaras em Mato Grosso

Fonte:

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que a partir da segunda-feira (13) será obrigatório aos funcionários de estabelecimentos públicos ou privados em Mato Grosso o uso de máscaras de modo a evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

A medida foi anunciada em uma live nas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (03). Na transmissão, Mendes lançou o programa intitulado “Eu cuido de você, você cuida de mim” para conscientizar a população para que também faça o uso de máscaras faciais.

“Na próxima segunda-feira, dia 13 de abril, será obrigatório em todo território mato-grossense o uso de máscaras, mesmo que artesanal, nos estabelecimentos públicos e privados para desenvolver qualquer atividade”, disse.

“Quando uso a máscara próximo a alguém, cuido de mim e também da pessoa. Assim, vamos diminuir a transmissão do coronavírus em Mato Grosso”, acrescentou.

Na ocasião, o democrata anunciou, ainda, que diversas propagandas institucionais foram feitas e exibiu um tutorial de como fazer máscara de maneira artesanal.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, pediu que a população que não são profissionais da área da Saúde, façam uso de máscaras artesanais.

“Essa máscara de tecido nos protege, pode combinar com roupa. Eu quero crer que se todos nós nos empenharmos, vamos deixar que as máscaras profissionais sejam usadas pelos profissionais de Saúde. Por isso, convocamos você, nós trabalhamos para cuidar de você e vocês fazem sua parte para cuidar de nós”, disse o secretário.

Ministério da Saúde

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta anunciou, em coletiva no dia 1º de abril, de que o uso de máscaras artesanais podem ajudar a criar uma barreira física e não deixa o novo vírus se proliferar.

“A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida tem que ser trocada”, disse Mandetta.

“Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual. Máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer”, completou.

Fonte: Midianews