As cidades de Cuiabá e Várzea Grande passam por um processo de reabertura gradual dos setores do comércio e serviços. Na capital, algumas lojas voltam a funcionar na segunda-feira (27), enquanto na vizinha, elas já estão abertas a partir deste sábado (25).
Todos os estabelecimentos que já operam e que irão voltar a operar, deverão continuar seguindo as recomendações de segurança, como controle de acesso, distanciamento mínimo entre cada pessoa, higienização, uso de máscaras, turnos de trabalho alternados.
Veja os detalhes dos decretos:
Comércio de rua
Em Várzea-Grande: já pode funcionar a partir deste sábado (25).
Em Cuiabá: a partir de segunda-feira (27), observado o horário de funcionamento das 10h às 16h, com algumas exceções:
– especificamente para supermercados, mercearias, padarias, açougues e similares o horário de atendimento ao público de segunda a domingo e feriados, das 06h30 às 21h;
– especificamente para as padarias que funcionem fora de mercados e congêneres, o horário de funcionamento será das 6h até às 19h;
– especificamente para lojas de conveniência localizadas em postos de combustível e das distribuidoras de bebidas, o horário de atendimento será de segunda à sexta-feira, das 08h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 08h às 13h;
– vedação, em qualquer caso, ao consumo no interior dos estabelecimentos.
Bares, restaurantes e shoppings
Em Várzea-Grande: já pode funcionar a partir deste sábado (25), com 30% de sua capacidade para restaurantes, e 50% para o shopping.
Em Cuiabá: irão retornar em maio, mas ainda não há data e nem detalhes (será emitido novo decreto).
Academias
Em Várzea Grande: podem voltar dia 4 de maio, com um terço de sua capacidade.
Em Cuiabá: irão retornar em maio, mas ainda não há data e nem detalhes (será emitido novo decreto).
Feiras, festas e eventos
Em Cuiabá: Permanecem proibidos o exercício da atividade de ambulante e congênere, a abertura ou realização de feiras livres e exposições em geral, de bailes, de festas comunitárias, de bingos, de sessões de cinemas, de festas em casas noturnas, de boates, casa de festas e demais atividades e eventos, de qualquer natureza, inclusive esportivos e culturais, que ocasionem aglomeração de pessoas.
Em Várzea Grande: O cinema pode voltar a funcionar no dia 4 de maio, com um terço de sua capacidade. Não há especificações no novo decreto sobre festas e boates.
Serviços
Em Cuiabá: As atividades de prestação de serviços em geral, que estavam impedidas de funcionar, poderão retomar as suas atividades a partir de 04 de maio de 2020, observado o horário de funcionamento das 08h às 14h.
Em Várzea Grande: As atividades de prestação de serviço em geral, incluindo, assessorias e consultorias, poderão retornar suas atividades já neste sábado (25). As que possuem atendimento ao público de forma não individual, poderão fazê-lo com atendimento em 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade.
Atividades industriais
Em Cuiabá: As atividades industriais em geral, que estavam impedidas de funcionar, poderão retomar as suas atividades a partir de 11 de maio de 2020, mas funcionarão durante três dias na semana, com turnos máximos de dez horas e mediante revezamento de equipes em dois períodos distintos de trabalho, observado o horário de funcionamento das 06h às 16h.
Igrejas
Em Cuiabá: As atividades religiosas de qualquer natureza, que estavam impedidas de funcionar, poderão retomar as suas atividades a partir de 27 de abril de 2020, das 6h às 20h, mas com algumas restrições:
– no máximo duas celebrações religiosas por turno (manhã, tarde e noite), com intervalo de 1h30 entre elas
– higienização do local antes e depois das celebrações
– lotação máxima de 30% da capacidade total do local, com controle do fluxo de entrada
– distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada pessoa, inclusive em caso de fila na entrada
– oferta permanente de produtos de hgienização
– utilização de máscaras por todos
– fixação de cartazes informativos sobre a Covid-19
Além disso também recomendou:
– diminuição do uso do ar condicionado para climatização dos ambientes fechados, devendo manter no mínimo uma porta ou uma janela aberta
– antes, durante e depois da realização das celebrações religiosas, devem ser evitado qualquer tipo de contato físico (abraços, apertos de mão, etc)
– sempre que possível, realizar a transmissão das celebrações pelas redes sociais disponíveis
– evitar na medida do possível a presença nas celebrações religiosas de fiéis que se enquadrem nos grupos de risco
Em Várzea Grande: As atividades de cunho religioso poderão reabrir a partir de 04 de Maio de 2020, desde que seja respeitado:
– 50% da capacidade total
– disponibilização de local e produtos para higienização de mãos e calçados;
– distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas;
– controle do acesso de pessoas do grupo de risco ao estabelecimento, inclusive,
pessoas com idade superior a 60 (sessenta) anos;
– suspensão de qualquer contato físico entre as pessoas;
– suspensão da entrada de pessoas sem máscara de proteção facial;
– suspensão da entrada de pessoas, quando ultrapassada em 50% (cinquenta por
cento) a capacidade máxima do estabelecimento religioso.
Transporte público
Em Cuiabá: Segue com 30% da frota, exclusiva para funcionários das áreas essenciais e trabalhadores do comércio com crachá, uniforme ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Em Várzea Grande: Funcionará em regime normal a partir de 04 de Maio de 2020, e os ônibus deverão ter as suas janelas abertas e serem higienizados periodicamente.
Fonte: Olhar Direto