Gilberto Figueiredo (Saúde) avalia que Mato Grosso não terá leitos de UTI para todos os doentes
O secretário de Saúde Gilberto Figueiredo anunciou em live nesta terça-feira 09/06/2020 que os hospitais Santa Casa de Cuiabá e Metropolitano, de Várzea Grande, já colapsaram e não possuem mais leitos de UTIs para atender pacientes com Covid-19.
“Já colapsamos na Santa Casa, no Metropolitano. Só de ontem à tarde para cá. Ontem à tarde foram 10 internações”, afirmou.
De acordo com ele, o Estado não chegou ao pico de infectados ainda e ele avalia que não terá leitos suficientes para atender toda a demanda.
“Em média, crescemos 5% ao dia, em poucas semanas estamos quase exaurindo os leitos de UTI. […] Não haverá leito suficiente na UTI para atender a todos”, alertou o secretário.
Diante disso, Figueiredo reforçou que o Estado irá criar mais 50 leitos nos próximos dias, mas enfatizou que o melhor é adotar medidas de isolamento social mais rígidas.
Em Sorriso, Sinop e Cáceres, conforme o secretário, também não há leitos suficientes para atender a demanda de pacientes que precisam ser internados em UTI.
Até essa segunda-feira 08/06/2020, Mato Grosso já possuía 4.243 casos confirmados de coronavírus e ocupação de 47% dos leitos de UTI disponíveis no SUS.
Até ontem o número total de mortes era de 126.
Fonte: MidiaNews