O processo licitatório para a contratação da empresa que executará a construção da Avenida Contorno Leste entrou na fase final de julgamento dos últimos recursos. A previsão é de que nas próximas semanas o resultado seja homologado e o contrato assinado. Dessa forma, a Prefeitura de Cuiabá deve iniciar em breve mais uma importante obra de infraestrutura na Capital.
“Estamos prestes a concluir o certame dos dois lotes e também uma segunda licitação que é para a edificação de duas pontes sobre o Rio Coxipó. Esperamos que nas próximas semanas possamos dar início nesta obra que vai beneficiar cerca de 200 mil habitantes de mais de 40 bairros”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.
O PROJETO
Idealizada para ser a maior obra de infraestrutura dos últimos 50 anos, a Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. Conforme o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento, de 3,60 metros, e acostamento.
A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada e canteiro central. Além disso, em pontos estratégicos, serão construídas ao menos 13 rotatórias e duas pontes sobre o Rio Coxipó. Na construção, será investido R$ 125 milhões, oriundos de uma operação de crédito formalizada com a Caixa Econômica Federal (CEF).
A obra será composta pelas etapas de terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização e obras complementares. Na fase de terraplanagem estão previstos os serviços de escavação e compactação do solo. Para a parte de drenagem será construído todo o sistema de escoamento de águas pluviais como bueiros, dreno, meio-fio e sarjeta.
A partir disso, entra na reta final com a construção da pavimentação, na qual serão feitos os trabalhos de subleito, sub-base e base, e a cobertura da via com a massa asfáltica. Na sequência, será executada a sinalização viária horizontal e vertical. Por fim, a avenida será concluída com a instalação da iluminação e plantio de grama no canteiro central.
Fonte: Folhamax