Familiares de idosos denunciam que jovens têm preferência em Cuiabá

Fonte:

Moradores que buscam atendimento na Policlínica do Coxipó denunciam caos e negligência no atendimento. Uma reportagem exibida o Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, mostrou vários depoimentos de parentes de pacientes que não conseguem atendimento e de pessoas que não conseguiram ser atendidas.

A paciente foi colocada no respirador, entretanto, foi preciso entubá-la porque não estava conseguindo engolir, nem respirar. Diante dessa situação, o médico chamou a família para informar que a paciente precisa ser transferida para uma unidade onde possa colocar uma sonda nasográstrica para conseguir se alimentar. “Eu escutei o médico ligando para hospitais de Cuiabá e Várzea Grande e a resposta foi que eles têm vaga para Covid, mas querem pessoas mais jovens. Então, é aquela máxima que a gente sempre soube que os médicos preferem dar a vaga para alguém mais jovem do que alguém mais idoso”, lamentou ela.

Ainda segundo a entrevistada, há apenas dois respiradores na Policlínica e estão ocupados. “Tem um rapaz que está precisando se entubado, mas não tem como. Segundo os funcionários, eles estão tentando consertar um respirador quebrado para ver se consegue salvá-lo”, comentou.

Por fim, ela relata que a ambulância disponível no local não é a mais adequada para transferência de pacientes nesta situação, pois é preciso uma UTI móvel para fazer o transporte. “E outra coisa, a medicação para Covid-19, nós tivemos que comprar, porque aqui não tem”, denunciou a acompanhante da idosa.

Outro morador defendeu os trabalhadores e disse que eles tentam prestar um atendimento de qualidade, entretanto, faltam insumos e equipamentos de segurança. “Os funcionários são excelentes, mas não têm luvas, não tem máscaras”, disse ele.

Outra paciente chegou à Policlínica sentindo falta de ar, mas não pode ser atendida, teve que voltar para casa. “Eu vou tentar arrumar dinheiro para ver se consigo ser atendida no hospital particular, para tomar os remédios, senão vou morrer”, desabafou ela.

Um dos acompanhantes que esperava atendimento para um parente, disse que não havia respirador e que o familiar corria risco de morte. “Há 30 dias perdi meu pai no final do mês passado, perdi minha avó há 20 dias e agora ele está aí dentro”, lamentou.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a prefeitura de Cuiabá reconheceu que a Policlínica do Coxipó está superlotada. Também explicou que existem 73 pessoas necessitando de UTI em Cuiabá e que vem tomando providências para abrir mais leitos.

Veja a íntegra da nota:  

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

-A Policlínica do Coxipó tem uma capacidade instalada de 6 internações e 2 no Box de Emergência.

-Hoje (03/07) a Policlínica do Coxipó está com 11 pacientes internados com suspeita de Covid , 1 paciente entubado e outros 3 em estado grave. 

-Devido ao grande número de médicos infectados, hoje a Policlínica do Coxipó está atendendo com apenas 1 clínico e 1 pediatra, que está auxiliando o clínico com a demanda do hospital. 

-Em relação à necessidade de UTI, hoje 73 pessoas estão na fila precisando de leitos de UTI.

-A Prefeitura tem previsão de abrir mais 40 leitos de UTI na próxima semana. Está na dependência da chegada das bombas de infusão para que os leitos possam ser utilizados. 

-Desde o começo da pandemia a Prefeitura vem trabalhando com as recomendações e projeções da Organização Mundial de Saúde e tomando medidas para manter o distanciamento social, que até então é a única forma de diminuir o contágio. Mais uma vez o poder público roga à população que faça a sua parte para cumprir as medidas. Até mesmo países desenvolvidos não conseguiram evitar o colapso do sistema de saúde, por isso as pessoas precisam se conscientizar sobre o papel de cada para ajudar a controlar a pandemia.

Fonte: folhamax