Com aproximação de fogo, santuário transfere elefantes para área segura

Fonte:

Um incêndio próximo do Santuário de Elefantes Brasil (SEB), fez com que as cinco elefantes fossem transferidas para uma área segura da propriedade, em Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá). O fogo, que começou na sexta-feira (9) por conta de uma técnica corta-fogo mal sucedida, se espalhou rapidamente.

De acordo com nota do Santuário, em razão da técnica mal sucedida de uma propriedade vizinha, o fogo logo se alastrou pelo setor norte do local. O Corpo de Bombeiros trabalhou nos últimos 6 dias para conter as chamas na região. No entanto, há três que as chamas chegaram nas propriedades vizinhas e no santuário.

“Variáveis como as altas temperaturas, a seca excessiva, o atraso da chegada da estação de chuvas – que já devia ter começado há seis semanas – e os ventos fortes têm contribuído para que o agravamento dos incêndios”, explicaram.

Apesar do intenso trabalho do Corpo de Bombeiros, que contaram com a ajuda do próprio santuário, as chamas continuaram avançando. “A tentativa frustrada somada ao terreno irregular e à mudança dos ventos fez com que as chamas se alastrassem rapidamente em direção ao Santuário”, relatam.

O santuário decidiu então transferir os cinco elefantes – Maia, Rana, Lady, Mara e Bamba – para recintos adjacentes à área médica, totalizando terreno de dois hectares. Felizmente, os elefantes não apresentaram sinais de estresse ou qualquer outra reação adversa.

“Agradecemos também as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso, que trabalharam incansavelmente, por dias e noites, no Santuário e nas propriedades vizinhas, para garantir a segurança de pessoas e animais, e a Superintendência do Ibama no Mato Grosso, que tem tentado nos ajudar”, agradecem.

Fonte: Gazeta Digital