As tão aguardadas chuvas da primavera começam a ganhar força nesta semana. A circulação de ventos irá colaborar para o aumento da instabilidade em todo o Centro-Oeste. Em Mato Grosso, a onda de calor que fez as temperaturas ultrapassarem 40ºC por quase duas semanas consecutivas, darão lugar a dias nublados e mais volume em precipitação.
Nesta segunda-feira (12.10) em Cuiabá, são esperadas pancadas de chuva a qualquer horário do dia. O tempo permanece nublado, com mínima prevista para 25ºC e máxima de 36ºC, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Para a terça-feira (13.10), as pancadas de chuva são esperadas a partir do período da tarde, previsão que se estende até a noite. A máxima fica em 36ºC e a mínima em 25ºC. Para a quarta-feira (14.10), mais pancadas de chuva ao longo do dia. A temperatura máxima chega aos 36ºC e a mínima fica nos 26ºC.
Cenário parecido para a quinta-feira (15.10), quando também estão previstas chuvas isoladas. Neste dia, a máxima fica em 36ºC e a mínima em 24ºC. A sexta-feira (16.10) deve ser o dia com temperaturas mais amenas desta semana. A máxima não deve passar dos 34ºC e a mínima fica em 23ºC. O dia deve ficar parcialmente nublado.
Para o sábado (17.10), a previsão é que esquente um pouco. A máxima fica em 37ºC e a mínima em 25ºC, em um dia também nublado parcialmente. Assim como no domingo (18.10), em que a máxima atinge os 39ºC e a mínima fica em 27ºC.
Controle das queimadas
Além de aliviar o calorão extremo, a chuva forte e o aumento da umidade irão colaborar para o controle dos focos de incêndio, especialmente em áreas do Pantanal de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. A região do Centro-Oeste foi a localidade mais afetada pelas queimadas durante o período seco deste ano no Brasil.
Fonte: PNB Online