Foi lançada, na última quinta-feira (23.10), a lista com os finalistas indicados da 62ª edição do Prêmio Jabuti – e, dentre os quase 200 nomes, consta o da professora de Cuiabá, Divanize Carbonieri. Ao lado de Chico Buarque, Martinho da Vila e Djamila Ribeiro, a docente de literaturas de língua inglesa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) concorre, na categoria Contos, com o livro “Passagem Estreita”, da mato-grossense Carlini & Caniato Editorial, a uma das mais conceituadas premiações da literatura brasileira.
“Eu estou muito feliz por ter um livro entre os finalistas do Prêmio Jabuti, que é provavelmente o mais importante da literatura brasileira. Fico mais feliz ainda porque é um livro publicado por uma editora de Cuiabá, a Carlini & Caniato, que é uma das grandes responsáveis pela evolução que a literatura tem tido em Mato Grosso nas últimas décadas. Ter uma autora que produz aqui, publicando por uma editora local, na final do Jabuti é, na verdade, uma conquista coletiva, de toda a literatura produzida em Mato Grosso”, disse a autora ao PNB Online.
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Divanize atua como professora-associada do Departamento de Letras e leciona no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMT. É também autora dos livros “Entraves”, “Grande depósito de bugigangas”, “Furagem” e “A ossatura do rinoceronte”. Além da sala de aula, ela também já colaborou no Clube do Livro da Folha de S. Paulo.
Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti premia livros nacionais divididos nos eixos de literatura, ensaios, livro e inovação. Aqueles que vencem nos eixos literatura e ensaios concorrem ao Livro do Ano, cujao prêmio é de R$ 100 mil. A lista temporária vai sofrer um novo corte, passando a ter cinco finalistas por categoria. A revelação dos vencedores acontece, por meio das redes sociais da Câmara Brasileira do Livro, no dia 26 de novembro.
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Sinopse
Os contos de Passagem estreita têm todos protagonistas mulheres. Nos enredos, são enfocadas atividades das mulheres não diretamente ligadas ao ambiente doméstico. Também não são enfatizadas as suas relações amorosas com os homens ou mesmo com outras mulheres, embora possam ser mencionadas. A autora conta que a ideia da escrita deste projeto surgiu da percepção de que muitas narrativas que enfocam a mulher ainda a representam principalmente dentro dos papéis familiares (mãe, filha, irmã) e amorosos (esposa, namorada, amante).
Assim, os contos desta coletânea buscam retratar a mulher em sua plena potencialidade de indivíduo único, capaz de enfrentar até mesmo situações extremas com sua própria força, sem depender do apoio masculino. Contudo, nem sempre as superações são possíveis. Algumas personagens são representadas em sofrimento, muitas vezes ligado à condição feminina (sensação de menos valia, insegurança em relação à própria aparência, trauma de ordem sexual ou outra). Mas há também as figuras ficcionais que são capazes de vencer grandes dificuldades.
Fonte: PNB Online