O governador Mauro Mendes (DEM) não descartou na manhã desta sexta-feira (6), a possibilidade de uma segunda onda de Covid-19 no Brasil e consequentemente em Mato Grosso. O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 146 mil casos e 3,9 mil mortes por coronavírus.
“Sobre a segunda onda de coronavírus é possível e ninguém pode descartar. Em termos de pandemia ninguém pode afirmar muita coisa com 100% de certeza”, disse durante assinatura para o lançamento da obra do Hospital Central, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
“Centenas de previsões foram feitas e se mostraram equivocadas, então o meu papel não é fazer numerologia e muito menos previsão, meu papel é cuidar de fatos em cima da realidade”, completou.
À imprensa, Mendes comentou que há um planejamento por parte da SES de desativar leitos exclusivos da Covid-19 para atender outras demandas nas unidades hospitalares.
“Existe um planejamento de acordo com acompanhamento da situação da pandemia em Mato Grosso por parte da Secretaria de Saúde. Hoje, a taxa de ocupação está em 34,49%. E fato é que hoje temos uma baixa ocupação de leitos de UTI e isso nos coloca num caminho de algum momento fazer revisão”, ressalta.
Vacina
Em relação a vacina, o governador destacou o cumprimento de uma agenda em Brasília, na última terça-feira (3). “Pedimos ao Congresso Nacional e outras lideranças presidenciais para que nos ajudasse no diálogo com presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a compra da vacina, mas não fizemos nenhum tipo de pressão”.
Fonte: Hipernotícias