França volta a apresentar Resumo do Dia e diz que se aposentou da política

Fonte:

Roberto França (Patriota), candidato à Prefeitura de Cuiabá, derrotado no primeiro turno das Eleições 2020, volta a apresentar o programa Resumo do Dia nesta segunda-feira (30). E afirmou ao O Bom da Notícia que se aposentou da vida política.

Conforme noticiou O Bom da Notícia, França recebeu 25.523 votos, o equivalente a 9,49% dos eleitores aptos a votar na Capital mato-grossense, ficando em quarto lugar na disputa.

Diante do resultado, o apresentador evitou tecer avaliações sobre a corrida eleitoral, pois não considera que tenha sido um dos players mais envolvidos no segundo turno. Em terceiro lugar na disputa, Gisela Simona (Pros) que obteve mais de 52 mil votos, declarou apoio à candidatura de Abílio Júnior (Podemos) e Felipe Wellaton (Cidadania) e participou de vários atos de campanha deles.

Quanto a sua relação enquanto comunicador com o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (MDB), França garante que não sofreu abalos.

“O programa vai continuar na mesma linha, imparcial, que há 15 anos vem tendo. Eu não misturo as coisas, não”, declarou a reportagem por telefone.

Questionado sobre seu futuro na política, França sinaliza que esta foi sua última disputa e afirma não ter pretensão de encarar nova eleição.

Relação conflituosa

Durante a campanha do primeiro turno, França colocou em circulação uma propaganda eleitoral na qual Emanuel Pinheiro aparecia colocando dinheiro no bolso do paletó.

A Justiça Eleitoral reconheceu que o “caso do paletó” é público e de conhecimento nacional, mas França teria ferido algumas determinações eleitorais, motivo pelo qual foi obrigado a retirar do ar.

A coligação A Mudança Merece Continuar, que deu sustentação a candidatura de Emanuel Pinheiro, também chegou a mostrar em sua propaganda eleitoral, uma servidora pública que afirmava que na gestão de Roberto França – prefeito de Cuiabá de 1997 a 2004 – funcionários públicos chegaram a  passar dificuldades financeiras e teve até suicídio por conta da falta de salários.

O material foi tirado do horário eleitoral por determinação da Justiça Eleitoral, sob o argumento que o depoimento não continha provas e, nem tampouco, datas e nomes sobre o acontecido.

França recebeu apoio – em sua campanha, no primeiro turno das eleições -, do governador Mauro Mendes (DEM). O chefe do Executivo estadual participou, inclusive, de arrastões em favor do patriota.

Histórico

França iniciou sua carreira política ainda na década de 1970, eleito vereador, cargo que ocupou entre 1971 a 1974. Na sequência, seguiu para a Assembleia Legislativa como deputado estadual, onde permaneceu por 20 anos, até 1994, ano em que se consagrou deputado federal.

Porém, antes disso, em 1988 foi derrotado por Frederico Campos para a prefeitura de Cuiabá, mas em 1996 alcançou o comando do Palácio Alencastro e foi reeleito em 2000, deixando o cargo em 2004 com dois meses de salários atrasados.

Fonte: O Bom da Notícia