Troca de modal e aprovação do BRT na AL abre nova guerra entre Mendes e Emanuel

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As antigas brigas entre o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o governador Mauro Mendes (DEM) devem continuar a ocorrer agora em 2021. E a queda de braço entre os dois já começou com a aprovação, na Assembleia Legislativa da mensagem enviada à Assembleia Legislativa, pelo Executivo estadual, permitindo a mudança no financiamento junto à Caixa Econômica Federal para a implantação do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido), em substituição ao Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá e Várzea Grande.

A disputa pela substituição do modal de VLT para BRT ainda promete bons rounds e muita discussão entre os dois Chefes do Executivo. Principalmente, porque com a aprovação da mensagem do governo, na Assembleia Legislativa, novos capítulos desta rixa prometem ser longos e tensos, agora em um novo campo de batalha: a renovação da frota de ônibus, um tema que naturalmente já mexe com muitos interesses.

Pelas redes sociais, em notas à imprensa e em entrevistas, comumente, onlines, o prefeito Emanuel Pinheiro deixou claro que não é a favor da troca do VLT pelo BRT. Prova disto é que, recentemente, Pinheiro assegurou que não iria atender o pedido do governador Mauro Mendes para suspender, temporariamente, a renovação da frota de ônibus da Capital até que seja concluído o Plano Funcional da implantação do BRT.

Chegando o gestor da Capital a fazer uma ‘contranotificação’ para que o governador não tomasse nenhuma decisão sobre a troca do modal sem consultar os municípios integrantes da região metropolitana. A medida foi uma resposta à notificação feita por Mendes horas antes.

“No intuito de entregar a população cuiabana um serviço de transporte público coletivo de referência, é que informamos que o município de Cuiabá discorda de forma veemente da maneira como a política pública de mobilidade de interesse comum dos entes da região metropolitana está sendo conduzida por vossa excelência”, disse o prefeito.

Ainda ressaltando na contranotificação que as políticas públicas de mobilidade urbana estão inseridas no âmbito de competências do Poder Executivo Municipal, impossibilitando que outro ente federativo interfira, sob pena de afronta direta ao pacto federativo e a autonomia municipal.

Mendes notifica antes

De acordo com o governo do Estado, a notificação e interrupção da renovação da frota pelos próximos 90 dias visa evitar prejuízos à mobilidade urbana de Cuiabá e desperdício de recursos públicos, uma vez que será definida uma nova estrutura das linhas de ônibus e padrões dos veículos que irão atender o sistema BRT.

De acordo com a nota técnica, como haverá a retomada do processo de implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo para a instalação do BRT, em substituição ao VLT, novas ações estão sendo encaminhadas para adequar toda a rede de transporte coletivo ao novo modal.

O prefeito, porém, explica que a definição e execução de uma nova modalidade de transporte público coletivo intermunicipal deve ser planejada, discutida e deliberada com todos os municípios que serão impactados diretamente pela implementação de tal política pública, o que não ocorreu.

Fonte: O Bom da Notícia