A apresentadora Maju Coutinho afirmou durante o Jornal Hoje, da TV Globo, que Mato Grosso registrou 200 mortes por covid-19 somente neste início de ano. As filas quilométricas para atendimentos no Centro de Triagem da Capital em busca de exames também foram mostradas.
O JH revelou que médicos apontam que o sistema de Saúde do estado pode viver um colapso nas próximas semanas. Os hospitais particulares, segundo jornal, estão com 80% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas e o Estado mais de 60% dos leitos – fato que não ocorria desde setembro passado.
CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO NA ÍNTEGRA
Na manhã desta quarta-feira (13), o RepórterMT já havia mostrado que cerca de 16% da população que procura atendimento no Centro de Triagem da covid-19 na Arena Pantanal, testam positivo para a doença, ou seja, em média, a equipe de saúde do estádio já diagnosticou e tratou 13,8 mil pessoas comprovadamente infectadas pelo coronavírus nos últimos seis meses.
Pelo menos 92 mil atendimentos foram realizados desde à inauguração do complexo em 22 de julho de 2020.
Secretária explicou ainda que a maior parte do público que procura atendimento são cuiabanos e várzea-grandenses, no entanto, ressaltou que o complexo é uma ação do Governo e é para atender toda a população mato-grossense, inclusive pessoas de outros estados que estejam de visita em MT.
Os cidadãos têm formado filas gigantescas todas as manhãs em frente ao Centro de Triagem, porém, ainda segundo a secretária, não há necessidade de as pessoas madrugarem no local já que todos serão atendidos.
São 900 senhas de atendimentos distribuídas diariamente, sendo 500 pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br e 400 no local. 300 a mais de quando a unidade de saúde inaugurou, atendendo 600 pessoas por dia.
Fonte: Repórter MT