Cuiabá deve ser uma das primeiras capitais brasileiras a iniciar a vacinação contra a Covid-19. O anúncio foi feito em vídeo (veja mais abaixo) nesta quinta-feira (14), pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro que definiu a próxima quarta-feira (20), como data do início das aplicações na capital. Emanuel transmitiu a informação à imprensa após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A vacina será aplicada nos Postos Municipais de Saúde, tendo como alvo grupos prioritários.
É importante informar que a data foi repassada pelo Ministério da Saúde e pode ser alterada caso a aprovação da Anvisa não seja confirmada até lá. A campanha de vacinação foi discutida durante reunião com o ministro Eduardo Pazuello, a manhã desta quinta-feira (14).
“Nessa reunião, o ministro nos adiantou que a princípio, porque depende da liberação definitiva da Anvisa, para que nos preparássemos para o início da Campanha de Vacinação na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, para grupos prioritários”, disse o prefeito.
O prefeito explica que cerca de 125 mil pessoas compõe o grupo que receberá as duas doses da vacina primeiro. Entre eles, estão idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e pessoas com deficiências.
Na primeira fase, segundo o prefeito, 8 milhões de doses da vacina serão liberadas para o Brasil todo, sendo 6 milhões do Instituto Butantan e 2 milhões da Fio Cruz.
Seringas e agulhas
Com relação aos insumos necessários à aplicação da vacina, Emanuel Pinheiro afirmou que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tranquilizou os prefeitos em relação a isso. “As seringas e agulhas estão garantidas pelo Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde vai assegurar para o Brasil inteiro. O ministro nos tranquilizou que a produção e aquisição está toda centralizada no Governo Federal e que essa não é uma preocupação, que o governo federal está pronto para amparar estados e municípios na distribuição de seringas para que a campanha não sofra nenhum revés em virtude disso”.
Logística
Ao final da reunião com o ministro, o prefeito se reuniu com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comandada pela secretária Ozenira Félix, e da Vigilância Epidemiológica, para definir a logística da campanha de imunização da Covid-19. “Nós vamos, neste primeiro momento, centralizar, ter um ponto central, que está sendo definido, e teremos um ponto em cada região da cidade, tendo como apoio a estrutura já existente na rede municipal de saúde. Neste final de semana, no mais tardar segunda-feira, iremos anunciar com antecedência toda a estrutura que irá atender desde a primeira fase, com grupos definidos, até a velocidade maior, ao longo dos meses”, disse Pinheiro.
“O que eu posso garantir é que Cuiabá está se preparando nos últimos detalhes para dar toda a segurança e atendimento à população cuiabana com sucesso, na campanha municipal de imunização da Covid-19”, asseverou o gestor.
Confira vídeo do anúncio
Fonte: Baixada Cuiabana/Com informações do Reporter MT