Com sistema de saúde colapsado em decorrência do coronavírus, o Estado de Rondônia solicitou que Governo do Estado de Mato Grosso receba alguns pacientes infectados em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, nesta segunda (25). Ele concedeu entrevista à rádio Vila Real, Do Grupo Gazeta.
“Eles têm uma fila de mais de 50 pessoas aguardando por leitos. Existe o pedido do próprio secretário, que entrou em contato conosco para ver a possibilidade, se nós poderíamos em Mato Grosso recepcionar certo número de pacientes face o colapso já estabelecido lá”, disse.
Figueiredo pontuou que isso é possível, já que Sistema Único de Saúde (SUS) tem cobertura nacional. Conforme explicou o secretário, em primeiro momento são priorizados os atendimentos de pacientes da região. No entanto, em caso de necessidade, Ministério da Saúde dá o aval para transferências.
“Ele [Ministério] olha no painel e vê quantos leitos de UTI têm disponíveis em Mato Grosso, por exemplo. E vê que em outro estado faltam tantos leitos. Então ele mesmo solicita aos estados a possibilidade de uma vaga para fazer essa internação interestadual”, complementou.
Apesar da solicitação do gestor de Rondônia, não há resposta do Governo de Mato Grosso. Decisão deve ser discutida ainda essa semana, durante reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde.
Em meio à crise na saúde ocasionada pela pandemia em alguns estados, transferências são as alternativas encontradas para tentar salvar vidas de pacientes infectados. Neste domingo (24), por exemplo, pousou em Cuiabá avião de Manaus que carregava 18 pacientes com destino a Minas Gerais.
Fonte: RD News