O Cuiabá Esporte Clube é uma agremiação esportiva brasileira com sede em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. O clube foi fundado em 12 de dezembro de 2001 pelo ex-jogador Luís Carlos Tóffolli, conhecido como Gaúcho, que atuou por times como Flamengo e Palmeiras.
O início aconteceu com as categorias de base, disputando campeonatos regionais e nacionais. No ano de 2003, o clube ingressou no profissional, conquistando um feito muito importante, sendo bicampeão estadual nos dois primeiros anos disputados(2003 e 2004).
O Cuiabá conquistou vagas para Copa do Brasil e Série C do Brasileiro.
O brasão é baseado no obelisco do centro geodésico da cidade (Cuiabá está no coração da América do Sul), que está localizado na Praça Pascoal Moreira Cabral, que fica na Rua Barão de Melgaço, e que era conhecida como Campo d’Ourique, lugar antigamente utilizado para touradas e manifestações religiosas. Por estar em uma localidade central, foi construída a Assembleia Legislativa, posteriormente sendo substituída pela Câmara Municipal de Cuiabá. Uma estrutura de mármore com pouco mais de 20 metros de altura construída pelo artesão Júlio Caetano demarca o local exato do centro geodésico da América do Sul. A peça relembra a delimitação geográfica medida pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon em 1909.
Primeiro título
O Cuiabá Esporte Clube chega à final do Campeonato Estadual de Mato Grosso jogando contra o Barra do Garças. O jogo aconteceu no Estádio José Fragelli (Verdão) com mais de 10 mil espectadores, que de forma inédita no futebol estadual, o Cuiabá Esporte Clube conquista o título de campeão mato-grossense em seu primeiro campeonato.
Ainda em 2003, participou na série C do Campeonato Brasileiro e ficou em primeiro lugar do seu grupo na primeira fase. Na segunda fase, ganhou do Palmas-TO no primeiro jogo fora de casa e no jogo de volta no tempo regulamentar, perdeu pelo mesmo placar, fato que levou a disputa aos pênaltis onde a equipe foi eliminada.
Segundo título
Em 2004, sagrou-se bicampeão do Campeonato Estadual jogando contra o União de Rondonópolis no Estádio Luthero Lopes lotado com mais de 18 mil pessoas. A equipe também foi vice-campeã da Copa Mato Grosso. Ainda neste ano, participou do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Oscar Conrado foi o técnico que comandou a equipe neste período.
Licenciamento
Nos anos seguintes, após os descontentamentos de Gaúcho com o excesso de desmandos da Federação Mato-grossense de Futebol e alegando falta de recursos para continuar seu projeto em virtude da não renovação do contrato com seu patrocinador, o Cuiabá anuncia o licenciamento de suas atividades em 2006.
O retorno
Em 2009, o Cuiabá retornou ao cenário do futebol disputando a segunda divisão e conquistando o vice-campeonato. Nesse mesmo ano, a agremiação também chegou ao vice-campeonato da Copa Governador, título este finalmente conquistado em 2010, após vitórias de 2 a 0 e 3 a 1 sobre o Operário de Várzea Grande.
O clube é presidido pelos irmãos Dresch, proprietários da Drebor Borrachas, uma indústria localizada em Cuiabá, que adquiriram as ações do clube-empresa vendidas por Gaúcho e resolveram reerguer o nome do Cuiabá. A Drebor também é a patrocinadora principal do clube. Para 2010, o nome escolhido para comandar o Cuiabá foi o do técnico Ary Marques.
Terceiro título
O Cuiabá então conquistou o seu terceiro título mato-grossense, no ano de 2011, desbancando novamente o Barra do Garças na final.
Em 2011, a equipe disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, e consegue o acesso para a Série C de 2012 após vencer os dois jogos das quartas-de-final contra o Independente de Tucuruí-PA pelos placares de 2 a 0 e 4 a 2, respectivamente.
Quarto título
O Cuiabá novamente começou a manter a hegemonia no estado. Apesar do vice-campeonato mato-grossense em 2012, perdendo para o Luverdense nos pênaltis em pleno estádio Dutra, o Cuiabá chegou ao TETRA, desbancando o rival Mixto em 2013, em uma disputa para lá de emocionante. Na ocasião, o técnico Ary Marques venceu o técnico Cláudio Adão.
Quinto título
O clube continua em ascensão em Mato Grosso. Em 2014, o Dourado devolveu ao Luverdense a derrota de 2012, vencendo a equipe do nortão em duas partidas, a primeiro por 1 a 0 no Dutrinha e a segundo por 1 a 0 no estádio Passo das Emas, conquistando o pentacampeonato estadual.
HEXACAMPEONATO MATO-GROSSENSE
Em 2015, mais um feito inédito para a história do clube. O Cuiabá Esporte Clube desbancou mais um time de tradição do estado, o Operário, e se tornou pela primeira vez tricampeão Mato-grossense consecutivo. Foi o hexa do clube.
Em dez participações pela Série principal do Campeonato Mato-grossense, o Cuiabá chegou em sete finais e perdeu apenas uma. Nas últimas cinco edições, o Dourado disputou todas as decisões e venceu quatro.
Em dez participações pela Série principal do Campeonato Mato-grossense, o Cuiabá chegou em sete finais, perdendo apenas uma. O clube é atual tricampeão consecutivo e hexacampeão estadual.
PRIMEIRO TÍTULO NACIONAL – COPA VERDE 2015
De forma impressionante, o Cuiabá Esporte Clube conquistou o seu primeiro título nacional. Após uma campanha sem derrotas na competição, inclusive eliminando o rival Luverdense na Arena Pantanal, o dourado levou 4 a 1 do Remo no primeiro jogo da final no Mangueirão, em Belém.
Os torcedores do Remo ficaram muito confiantes após a bela vitória e queriam só buscar a taça na Arena. Porém, eles não conheciam ainda a valentia do Dourado, que em campo fez brilhar e aplicou 5 a 1 no jogo da volta, em um emocionante jogo, que deu ao volante Bogé a oportunidade de levantar a primeira taça da Arena Pantanal.
Também em 2015 Cuiabá e Remo protagonizaram uma das finais mais surpreendentes do futebol brasileiro, jogo que ficou conhecido como “O Milagre do Pantanal” e “Cuiabaço”. Consequentemente, o time garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana de 2016, a primeira competição internacional do Dourado.
Em 2016, além de disputar a terceira divisão do Campeonato brasileiro, o Cuiabá venceu a Copa FMF, tornando-se bicampeão da competição. Esse ano também foi marcado pela estreia do time em competições internacionais, sendo a primeira equipe de futebol de Mato Grosso a realizar o feito. Isso porque, graças a conquista da Copa Verde de 2015, o Cuiabá participou da Copa Sul-Americana, jogando a segunda fase contra a Chapecoense, vencendo na Arena Pantanal e sendo derrotado, e também eliminado, pelo time catarinense no jogo de volta, em Chapecó. No ano seguinte, o Cuiabá conquistou seu sétimo título do Campeonato Mato-Grossense e atingiu a marca de terceiro maior campeão estadual, desde a criação da competição, em 1943.
2018-2021 – Um novo acesso, o enea mato-grossense, Bicampeonato da Copa Verde e o Acesso a Série A
Na temporada subsequente, em 2018, o Cuiabá conquistou o oitavo título estadual, de maneira invicta. Já na segunda metade do ano, na disputa do Campeonato Brasileiro, a equipe fez a sua melhor campanha na Série C, inclusive, possuindo o melhor ataque da competição. Com isso, classificou-se entre os quatro primeiros do Grupo B, e chegou as finais da competição, conquistando o vice-campeonato e, consequentemente o acesso a Série B do Campeonato Brasileiro.
No primeiro semestre de 2019, o Cuiabá venceu o Campeonato Mato-grossense pela nona vez, novamente de maneira invicta. Com esse título, o time tornou-se o maior campeão do Mato Grosso na última década, com um total de nove títulos oficiais, entre estaduais e regionais. Em abril do mesmo ano, fez sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. No fim do segundo semestre o time foi campeão da Copa Verde, pela segunda vez e graças à conquista do título regional, o time classificou-se para as oitavas de final da Copa do Brasil de 2020. Pelo Campeonato Brasileiro, o Cuiabá fez uma campanha acima da média, terminando a competição na oitava colocação.
Em 2020, O Cuiabá foi eliminado nas quartas de finais do Campeonato Mato-grossense para o Luverdense. alcançou a sua melhor campanha na Copa do Brasil sendo eliminado também nas quartas de finais pelo Grêmio. No Brasileirão B foi longe e conseguindo então, o inédito acesso a Série A de 2021
https://www.youtube.com/watch?v=jOnvDu0wvB8
Estrutura
A equipe conta com uma enorme estrutura no centro de treinamento – se comparando com outros clubes do Estado – com piscinas, academia, refeitório, diversos campos e um excelente acompanhamento de profissionais de saúde.
Além dos novos reforços, o Cuiabá busca na base uma saída para controlar as finanças, usando “jóias” criadas no clube para liderar a equipe, visando o acesso à elite ou até mesmo a manutenção para a série A.
Torcida
Desde 2010 quando o Cuiabá ou “dourado” como assim e chamado carinhosamente pelos seus torcedores, começou a investir mais em seu elenco e foi ganhando prestígio na sua cidade ganhando títulos locais e tendo um acesso da série D para a série C da liga nacional brasileira, rapidamente foi ganhando força da imprensa local e dos moradores da região, e com essa força nos últimos 6 anos aumentou muito a sua quantia de torcedores, principalmente nos bairros da zona sul da cidade em uma área conhecida como (“coxipó”), neste local tem uma massa de torcedores. Em 2011 foi fundada a sua primeira torcida organizada (TORC – Torcida Organizada Raça Cuiabana), a torcida organizada raça foram os primeiros torcedores a se organizar, logo apos outros torcedores começaram a se organizar e fundaram outras torcidas como FÚRIA e PIXÉ, essas torcidas tem a fama de em todos os jogos ser muito festeira, colorida e barulhenta.
Mascote
O Dourado é um peixe típico de água doce da região mato-grossense, conhecido pela sua valentia. O Dourado valente e brigador ganhou a vaga de mascote do clube. A frase usada pelo clube é “Nasceste predestinado para ser um grande campeão”.
Com informações do Cuiabá Esporte Clube e Wikipedia