O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), adiou para junho o retorno das atividades presenciais na rede pública de educação. Até 31 de maio as atividades escolares devem continuar a ser realizadas exclusivamente de forma remota. Por outro lado, o gestor autorizou o funcionamento das atividades econômicas em geral no feriado de 1º de maio. As medidas constam em decreto asssinado nesta quarta-feira (28).
Segundo Emanuel, a prorrogação da suspensão das aulas presenciais visa a prevenção ao contágio pelo coronavírus. Já com relação ao funcionamento do comércio no Dia do Trabalhador, o prefeito destacou que o setor econômico vem sofrendo muitas perdas ao longo da pandemia. As medidas devem ser publicadas na próxima quinta-feira (29).
Segundo a normativa, o comércio local pode funcionar de forma escalonada, das 5h às 22h com toque de recolher, das 23h às 5h. O funcionamento das atividades deve observar a segurança dos trabalhadores e da população por isso, devem ser mantidas as medidas de biossegurança definidas pelas autoridades sanitárias do Município.
“Como prefeito da Capital, sou sensível às necessidades da população e as demandas dos setores produtivos, que têm acumulado perdas ao longo desses meses de pandemia. As medidas tomadas pelo Município visam restabelecer de forma segura as atividades econômicas, para que todos possamos retornar as nossas vidas da melhor maneira possível”, disse Emanuel Pinheiro.
Com relação às atividades presenciais na rede pública municipal de Educação, o prefeito salientou que as medidas são adotadas de forma responsável e respaldadas nas orientações das autoridades médicas e sanitárias.
“Existe uma preocupação em torno do retorno presencial das atividades educacionais por tratar-se de um segmento que movimenta um grande numero de pessoas. Portanto, continuaremos atentos as orientações técnicas a fim de protegermos a comunidade escolar”, explicou.
Confira o decreto aqui.
Fonte: Hipernotícias