O governo de Mato Grosso deve iniciar nesta semana nova negociação com o fundo russo responsável pela venda da vacina Sputnik V. O parâmetro de quantidade para compra deverá ser a restrição de 1% da população estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Não era esse o contrato que tínhamos com eles; agora temos que ver com o fundo russo. Só a nossa compra é de 1,2 milhão de doses”, disse o governador Mauro Mendes nesta terça-feira (8).
Uso emergencial da Sputnik V e Covaxin
A Anvisa autorizou na sexta-feira (4) o uso emergencial da Sputnik V e da vacina indiana Covaxin. A compra foi liberada para os Estados que compõem o Consórcio Nordeste, mas com o limite à quantidade de 1% da população.
Neste caso, Mato Grosso poderia importar neste momento 35 mil das 1,2 milhão de doses inicialmente negociadas. A mesma regra vale para outros Estados: Bahia (300 mil), Maranhão (141 mil), Sergipe (46 mil), Ceará (183 mil), Pernambuco (192 mil) e Piauí (66 mil).
“Nossa equipe técnica está trabalhando isso com o fundo russo. Tivemos uma rodada de negociação, de diálogo, mas ainda não sei o que foi decidido”, disse o governador.
Fonte: O Livre