Sem CoronaVac nem AstraZeneca, doses da Pfizer devem durar até quinta-feira em Cuiabá

Fonte:

Com poucas doses da vacina da Pfizer, a campanha de vacinação em Cuiabá deve seguir só até quinta-feira (17). As doses da AstraZeneca e da Coronavac acabaram. As vacinas da AstraZeneca chegaram ao fim nesta segunda-feira (14).

A Secretaria Municipal de Saúde diz que tem apenas 6 mil doses no estoque e a média tem sido de 4 mil pessoas vacinadas por dia, na capital.

Por causa disso, a Secretaria de Saúde começou a usar as doses da Pfizer, que antes estavam sendo aplicadas somente em grávidas e puérperas – mulheres que tiveram filhos recentemente – com comorbidades.

A vacina Coronavac acabou no final de maio em Cuiabá. Ainda não há previsão da chegada de nova remessa do imunizante.

A Prefeitura de Cuiabá garante, no entanto, que a segunda dose destinada às pessoas que tomaram a AstraZeneca estão reservadas, ou seja, a aplicação da segunda dose continua.

O Instituto Butantan liberou mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira. As entregas voltaram a ser feitas na última sexta (11), quando foi enviado um lote de 800 mil doses.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que Cuiabá recebeu até o dia 10 de junho 140.332 doses da Astrazeneca, 118.766 da Coronavac e 38.603 doses da Pfizer, totalizando 297.701 doses.

Ainda segundo a SES, a capital registra 89.550 casos de Covid-19 e 2.961 mortes em decorrência da doença, até esta segunda-feira (14).

Fonte: G1 MT