Mato Grosso e outros 9 Estados tiveram queda na taxa de ocupação de UTIs para pacientes com covid-19. O dado consta em uma edição extraordinária do Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz.
Segundo o documento, em Mato Grosso o indicador saiu de 86%, em 21 de junho, para 75% no dia 28 do mesmo mês. Uma redução de 11%.
Também estão na lista: Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Mato Grosso do Sul. Neste Estados a queda, de acordo com a Fiocruz, foi pelo menos 5%.
Entre as Capitais, junto a outras quatro cidades, Cuiabá está fora da zona de alerta quanto à taxa de ocupação dos leitos, com 51% deles indisponíveis no momento. É o segundo melhor indicador do Brasil.
Neste grupo também estão Rio Branco (48%), Belém (52%), Macapá (58%) e João Pessoa (58%).
Vacinação explica
A tendência se explica “pela campanha de vacinação, que priorizou os grupos de maior risco ou de maior exposição, como idosos, portadores de doenças crônicas e profissionais da saúde e de diversas outras profissões”, diz a Fiocruz.
O que não é motivo para se descuidar, alerta a Fundação. “A transmissão permanece em patamares elevados, gerando casos mais graves entre os grupos populacionais não vacinados”, completa.