Frota de 144 ônibus modernos começa a circular nesta quarta-feira em Cuiabá

Fonte:

A partir desta quarta-feira (4), a população cuiabana terá nas ruas 144 novos ônibus que irão mudar a mobilidade urbana da Capital. Isso porque, é a primeira vez que 60% da frota do transporte público tem ar-condicionado. Um feito histórico. Os novos veículos possuem: câmeras (4 em cada coletivo), sistema de bilhetagem, elevadores para Pessoas com Deficiência – PCDs e Wi-fi.

“Estou aqui com a minha esposa, a primeira-dama Marcia Pinheiro, que é o meu sustentáculo, uma guerreira que ao meu lado me ajuda a tomar as decisões. Meu filho, Elvis Kuhn, representando o deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto. E quero dizer, até o final do meu mandato, Cuiabá será a única capital do país com 100% da frota renovada com elevadores para PCDs, wi-fi e ar-condicionado, um caminho sem volta. Terá portas para os dois lados para atender o modal que será implantado na Capital. Se for o VLT, a  porta para o lado direito e se for BRT usará o lado esquerdo.  Estou entregando o BRT para Cuiabá, esses 144 ônibus já representa o BRT. E peço ao Estado que nos ajude a trazer a modernidade, o que existe de melhor no desenvolvimento sustentável, no caso, o VLT.  Hoje, a história da mobilidade irá mudar. Começamos com o corredor exclusivo para ônibus, e passamos para o ligeirinho, fomos para estações sustentáveis (Alencastro, Bispo e Ipiranga), estamos trocando todos os abrigos de ônibus seguindo um padrão. Estamos saindo de 18% para 60% da frota com ar-condicionado. E, ano que vem, a frota com ar-condicionado irá para 75%. Com esses 144  ônibus estamos diminuindo a idade média da frota. Esse é o padrão Emanuel Pinheiro, priorizar os mais humildades e mais carentes, transformando Cuiabá em uma cidade mais justa e solidária e muito melhor para se viver. Esse é o desejo da minha família  e do meu governo”, discursou o prefeito da Capital.

Emanuel aproveitou para parabenizar o ex-secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, que recebeu a missão de modernizar o transporte público, junto com a pasta da Semob. “Liderando toda equipe para que esse sonho realizasse, com lealdade e muita luta, Antenor conseguiu tirar esse sonho do papel e receber o reconhecimento da gestão por esse momento histórico”.
O ex-secretário, muito emocionado, lembrou dos desafios enfrentados para a realização da nova concessão que possibilitou a vinda desses 144 novos veículos. “Quando assumimos a pasta de Mobilidade, este era o maior desafio solicitado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Foram muitas pressões e hoje, o sonho está sendo realizado. São 144 ônibus novos. Aqui não tem nenhum ônibus reformado, são zero KM de fábrica, tanto de chassis quanto de carroceria. Obrigado ao prefeito por ter confiado nesta missão. Quero repartir essa alegria com vocês porque essa era a minha última missão e saibam, isso é só o começo da modernização do transporte coletivo da Capital, tem muito mais vindo aí”, comentou Figueiredo.
O secretário de Mobilidade Urbana, Juarez Samaniego, cita que a chegada dos novos veículos representa compromisso e respeito com a população. “Representa o trabalho de uma administração séria e competente, a gestão Emanuel Pinheiro é humanização, e leva qualidade de vida aos mais carentes. Isso vai dar tranquilidade, conforto e segurança aos usuários do transporte público. A orientação do prefeito é para que não haja aumento, os empresários irão pedir compensação tarifária e a prefeitura vem bancando parte do subsídio em virtude da pandemia e eu acredito que os auatro empresários sejam coerentes neste momento, não peçam aumento e permaneça a R$4.10. Eu me sinto orgulhoso de pegar esse trabalho já começado pelo amigo Antenor. Muitas coisas virão na mobilidade urbana da nossa Capital”, destacou.
A concorrência pública foi dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA. Os ônibus devem ser compostos com wi-fi, quatro câmeras de segurança, plataformas elevatórias para cadeirantes e ar-condicionado. Uma das obrigações das concessionárias é a de reduzir a idade média dos ônibus para, no máximo, 5 anos.

Os coletivos  são projetados para que a operação seja possível nas vias ou corredores exclusivos, contando com quatro portas, sendo duas no nível da rua ou avenida e duas no nível do corredor, além de elevador e rampa de acesso, tornando os veículos 100% acessíveis. As 144 novas unidades foram produzidas nas fábricas da Caio e da Marcopolo, instaladas nas cidades de Botucatu (SP) e de Caxias do Sul (RS). Além disso, a implantação da “Frota Limpa” no sistema também está entre as obrigações das vencedoras da licitação. A iniciativa estabelece que, em um prazo máximo de seis meses após o início de operação, as concessionárias vencedoras devem colocar em operação quatro ônibus (elétricos e híbridos), zero quilômetros, do tipo “Padron”, com baixa emissão de poluentes locais e de CO2.

Estiveram presentes à solenidade de entrega, a primeira-dama Márcia Pinheiro, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, senador Carlos Bezerra, deputado estadual Eduardo Botelho, presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná, ex-secretário de Mobilidade Urbana- Semob, Antenor Figueiredo, secretários municipais de Governo, Luís Cláudio de Castro Sodré, Mobilidade Urbana, Juarez Samaniego, vereadores, Adevair Cabral, Sargento Vidal, Cezinha Nascimento, Kássio Coelho, Pastor Jeferson, Mário Nadaf, Rodrigo Arruda, Demilson Nogueira, Lilo Pinheiro, Luís Fernando, Marcrean, Sargento Joelson, diretor- presidente da Agência Municipal de Regulação, de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá- ARSEC, Alexandro de Oliveira, dentre outros representantes da sociedade civil organizada.