Os dias com temperaturas mais frias e amenas acabaram. Pelo menos nas próximas duas semanas, quando uma onda de calor atinge o Brasil e, principalmente, Mato Grosso. Hora de guardar os casacos.
Os graus começam a subir a partir desta sexta-feira (6), seguindo em rápida elevação no final de semana do Dia dos Pais. O pico de calor só deve ser atingido, porém, na próxima semana.
A previsão do ClimaTempo indica que as temperaturas máximas devem ficar acima da média por dois dias ou mais.
As ondas de calor estão relacionadas à atuação de massas de ar quente e seco, ou seja, pouca chuva, rápido aumento nas temperaturas e, automaticamente, um declínio na umidade relativa do ar.
Em Cuiabá, um alerta laranja de baixa umidade foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% na Capital. Veja aqui os cuidados necessários para essa época do ano.
O calor mais intenso deve atingir além de Mato Grosso, Tocantins, o noroeste do Mato Grosso do Sul e o norte de Goiás. Os produtores rurais devem estar atentos a combustão instantânea o que pode gerar pontos de queimadas.
Fonte: Redação/O Livre