O entregador Michael Douglas Gonçalves, 27 anos, registrou boletim de ocorrência contra o aplicativo Ifood depois de ter sua conta bloqueada após, supostamente, ter sido acusado de subtrair a mercadoria de um cliente, em Cuiabá. A denúncia foi realizada na Polícia Civil no dia 07 de julho.
Para o Repórter MT, Douglas contou que vários entregadores sofrem a mesma penalidade do aplicativo, que nem se quer dão a oportunidade deles se explicarem.
“É uma injustiça o que eles estão fazendo com a gente. Muitos precisam disso para sobreviver, mas, nem por isso precisamos roubar mercadoria de cliente”, afirmou.
O entregador explicou que tem muita gente utilizando desse tipo de golpe para obter lucro com o aplicativo. No entanto, quem sofre as consequências desses atos ilícitos são os trabalhadores (motoboy).
“Tenho vários amigos que passaram pela mesma situação que a minha. A gente entrega a mercadoria, mas o cliente reporta que não foi feita a entrega. Dai o aplicativo remove nossas contas sem ao menos entrar em contato com a gente”, declarou.
Douglas ressaltou ainda que tentou por várias vezes entrar em contato com o suporte do Ifood, mas não obteve sucesso.
“Eles disponibilizam um número lá onde fala com um “robô” e acaba que o problema não é resolvido. Tentei várias vezes falar com alguém do suporte e não consegui. É complicado porque fica parecendo que a gente é o bandido da história”, desabafou.
“O que gostaria é que eles pudessem ter um pouco mais sensibilidade, respeito e consideração. Além disso, disponibilizasse um meio adequado para podermos nos comunicar e esclarecer as coisas. Nunca roubei nada de ninguém”, completou.
Por meio de nota, o Ifood informou que em casos como esse é importante que o parceiro entregador comunique a situação pelo chat do aplicativo.
Além disso, explicou que o aplicativo disponibiliza o recurso de código para validação de entrega que tem por objetivo certificar que o pedido foi entregue para o destinatário correto, prevenindo, por exemplo, extravios e fraudes.
Leia integra da nota:
O iFood repudia desvios de conduta de qualquer usuário cadastrado no aplicativo, sejam consumidores, estabelecimentos parceiros ou entregadores parceiros. Em casos como esse, é importante que o parceiro entregador comunique a situação pelo chat do aplicativo para que o iFood faça uma investigação e tome as medidas cabíveis. Caso a fraude seja confirmada, o cliente terá a conta desativada.
A empresa ainda disponibiliza nacionalmente o recurso de código para validação de entrega. Ele certifica que o pedido foi entregue para o destinatário correto, prevenindo, por exemplo, extravios e fraudes. A funcionalidade já está disponível em 209 localidades no país e o projeto continua em expansão. Em 2021, já foram realizadas mais de 4,5 milhões de entregas utilizando o código para validação. O iFood reforça que valoriza o respeito e a comunicação transparente com os entregadores e que não tem nenhum interesse em ter seus parceiros desativados.
Fonte: Repórter MT