Em 9 dias, incêndio consome mais de 23 mil hectares de vegetação em MT; veja vídeo

Fonte:

O Corpo de Bombeiros confirmou que desde o dia 19 de agosto atua para controlar focos de incêndios florestais na região de Dom Aquino (170 km de Cuiabá). A ação é considerada de alta complexidade e já mobilizou 20 bombeiros militares lotados nas unidades de diferentes municípios. Uma aeronave da Defesa Civil também está sendo utilizada para o combate às chamas na região, que já consumiram aproximadamente 23 mil hectares de vegetação.

Ainda de acordo com a instituição, equipes foram posicionadas em pontos estratégicos na zona rural do município para frear o avanço das chamas. A principal preocupação do Corpo de Bombeiros no momento é evitar que o incêndio chegue em propriedades que tenham áreas de pastagens de animais (bovinos). Em boa parte destas áreas o incêndio já foi controlado por meio de ação direta e indireta.

Até o momento foram utilizados mais de 34 mil litros de água despejados na área com ajuda da aeronave. Entre as principais dificuldades apontadas pelos bombeiros estão propriedades rurais em áreas de mata fechada, elevados aclives que dificultam o acesso das equipes em solo, ventos fortes somados a altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e extensa biomassa vegetal.

Até o momento os focos de incêndio já foram controlados, com alguns focos de incêndio ativos sendo monitorados pelas equipes de campo que estão atuando no município.

Veja vídeo:

Fonte: Olhar Direto