O Cuiabá está impossível na Série A. Foi a Caxias do Sul neste sábado (11) e venceu o Juventude por 2 a 1, pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do segundo turno. O Cuiabá chega ao quarto jogo seguido sem derrota na competição e já começa a sonhar (por que não?!) com a Libertadores. Dorme a apenas um ponto do Corinthians, o sexto colocado.
O triunfo no Rio Grande do Sul foi construído com gol contra de Quintero e outro de Jenison. Guilherme Castilho descontou. O Douradão não fez uma boa apresentação, mas foi cirúrgico nas poucas oportunidades que teve e cravou mais uma vitória importante, se afastando muito da zona de rebaixamento.
Veja os melhores momentos da partida
Como fica
O Cuiabá sobe aos 27 pontos e fica em sétimo lugar, a apenas um do Corinthians, time que fecha o grupo dos times que estariam classificados à Libertadores. A distância para a zona de rebaixamento é de seis pontos. O Juventude marca passo e estaciona nos 23, em 13º. As duas equipes podem perder postos ao fim da rodada.
Próximos jogos
O Juventude volta a campo no próximo sábado, às 18h45, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada. O Cuiabá só joga na segunda-feira, na Arena Pantanal, diante do Fluminense, a partir das 20h.
Primeiro tempo
As melhores oportunidades ficaram reservadas para a reta final. O time da casa teve a posse de bola e buscava mais o ataque, mas pecava no último passe. Quintero, em cabeçada aos 26 minutos, e Ricardo Bueno, com chute de fora da área aos 29, criaram para o Ju. O Cuiabá tinha dificuldades em atacar, tanto que o gol do Dourado foi marcado pelo Juventude. Jonathan Cafú fez boa jogada, cruzou na área e Quintero empurrou contra a própria meta, aos 46 minutos.
Para buscar o resultado, o técnico Marquinhos Santos fez duas trocas logo no intervalo e tornou o time mais ofensivo. Surtiu efeito logo aos nove minutos, quando William Matheus cruzou da esquerda e Guilherme Castilho completou para o gol de primeira, dentro da área. O banho de água fria veio aos 22. Em jogada pela esquerda, Uendel cruzou na área do Ju, a defesa cortou mal, e a bola sobrou para Jenison fuzilar: 2 a 1 para o Cuiabá. Aos 34, Ricardo Bueno teve a chance de empatar ao aproveitar uma sobra dentro da área. Mas isolou. No último lance da partida, o Juventude teve uma falta perigosa para empatar. Porém, parou na barreira.
Que arrancada, Douradão!
O Cuiabá chega ao quarto jogo seguido de invencibilidade no Brasileirão e já encosta no G-6. Subiu para a sétima posição, com 27 pontos, um a menos que o Corinthians, time que fecha a zona de classificação para a Libertadores. É verdade que pode perder postos até o fim da rodada, mas a série com apenas duas derrotas nas últimas 10 partidas dá fôlego para a equipe mato-grossense.
O nome do zagueiro Quintero, do Juventude, ao contrário é ao melhor estilo Tadeu Schmidt nos gols do Fantástico. Foi ele quem abriu o placar… para o Cuiabá. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Jonathan Cafú fez cruzamento da ponta direita e o defensor se atravessou na bola do goleiro Marcelo Carné. Mandou contra a própria meta.
Invencibilidade rompida
Se o Cuiabá chegou ao quarto jogo sem perder, rompeu a mesma sequência do Juventude. A equipe gaúcha vinha de uma invencibilidade que também durava quatro partidas. Entretanto, com apenas uma vitória no período. Apesar do gol de Guilherme Castilho no início do segundo tempo, veio a derrota e o alerta na tabela.
Que isso, Clayson?!
No último lance do jogo, o atacante Clayson, do Cuiabá, protagonizou momento de destempero no Alfredo Jaconi. Segurou a bola que seria usada para uma cobrança de falta do Juventude próxima à área. Discutiu com William Matheus, e os dois receberam cartão amarelo. Só que Clayson se descontrolou e foi para cima do árbitro, que o expulsou. Os companheiros tiveram de segurá-lo para não avançar novamente sobre o juiz. (Com informações do GE)
FICHA TÉCNICA:
JUVENTUDE 1 x 2 CUIABÁ
JUVENTUDE – Marcelo Carné; Paulo Henrique (Nico Castilho), Vitor Mendes, Quintero e William Matheus; Jadson (Chico), Dawhan (Sorriso), Guilherme Castilho e Wagner (Bruninho); Paulinho Boia (Roberson) e Ricardo Bueno. Técnico: Marquinhos Santos.
CUIABÁ – Walter; João Lucas (Lucas Ramon), Marllon, Paulão e Uendel; Auremir (Yuri), Camilo e Rafael Gava (Anderson Conceição); Jonathan Cafu (Danilo Gomes), Clayson e Elton (Jenison). Técnico: Jorginho.
GOLS – Quintero (contra), aos 46 minutos do primeiro tempo. Guilherme Castilho, aos 10, R Jenison, aos 22 minutos do segundo tempo
Confira a classificação da Série A