Teve início nessa terça-feira (19) a primeira fase de restauração do lado externo da Catedral Basílica de Bom Jesus, um dos pontos turísticos de Cuiabá. A expectativa é que o prédio, que foi inaugurado em 1974, esteja restaurado para as comemorações de 300 anos da cidade, em abril de 2019.
De acordo com o presidente da Comissão da Reforma, Leopoldo Mário Nigro, a obra deve ser realizada em etapas. A primeira delas consiste na substituição do revestimento externo do prédio e deve ser finalizada até o fim de 2016. A partir daí, começa a pintura, que será feita na mesma cor e no mesmo estilo da original.
Segundo o presidente da comissão, a estimativa inicial para os gastos totais foi de aproximadamente R$ 600 mil, mas pode ser reduzida. “Acredito que com todas as doações e boa vontade do pessoal esse custo deve ficar bem abaixo do esperado”, diz.
Grande parte dos fundos que estão sendo utilizados na reforma é de doações de fiéis, famílias e empresários. Outra parte, aproximadamente R$ 108 mil, foi levantada com a realização da Festa do Divino, que ocorreu em junho.
Os serviços de projetistas também estão sendo realizados voluntariamente. “Esperamos que ela esteja completamente restaurada e iluminada para a primeira missa dos 300 anos de Cuiabá”, comentou Leopoldo.
As atividades e o acesso a igreja devem continuar normais durante todo o período de reforma.